Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A História de Goa para descobrir no Museu do Oriente

Curso aborda percurso desde Govapuri até ao século XXI

GoaMarketLinsch.jpg

 

Uma abordagem à história de Goa enquanto caso único no contexto da União Indiana, desde o território de Govapuri à modernidade e desenvolvimento do século XXI, é o tema do curso que o Museu do Oriente organiza de 19 de Janeiro a 23 de Março.

 

Com destaque para a presença portuguesa que, ainda hoje, marca de modo decisivo a percepção urbanística e artística de Goa, assim como o modo de viver dos seus habitantes, as nove sessões deste curso são orientadas pela investigadora Cristina Osswald (doutorada pelo Instituto Universitário Europeu, Florença, Itália, com uma dissertação dedicada à arte jesuíta em Goa (1542-1655)), pelo arquitecto Eduardo Kol de Carvalho (delegado da Fundação Oriente em Goa entre 2010 e 2015, e actual presidente da Secção Asiática da Sociedade de Geografia de Lisboa) e Shiv Kumar Singh (professor universitário de Culturas da Índia e Hindi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

 

“História de Goa – de Govapuri à Goa do século XXI” dá a conhecer uma Goa de história e tradição, mas também, uma importante plataforma de modernidade e desenvolvimento da Índia do século XXI.

 

Curso História de Goa – de Govapuri à Goa do século XXI

Com Cristina Osswald, Eduardo Kol de Carvalho e Shiv Kumar Singh

19 de Janeiro a 23 de Março

(Sábados | 19 e 26 de Janeiro | 2, 9, 16 e 23 de Fevereiro | 9, 16 e 23 de Março)

Horário: 10.00-13.00

Preço: 100 €

Participantes: mín. 20

 

Programa:

 

  1. A história de Goa nos seus primórdios 

1.1 Govapuri ou os primórdios da História de Goa

1.2 As especificidades de Goa no contexto da Grande Mãe Índia

 

  1. A Goa Portuguesa (1510-1961)

2.1 Formação da Goa Portuguesa e sua evolução histórico – política 

2.2 Património arquitetónico: construção, conservação e valorização

2.3 Pintura, escultura e artes decorativas

2.4 Intercâmbios culturais (gastronomia, literatura e vestuário)

 

  1. Goa no séc. XXI

3.1 Goa e a Índia

3.2 Goa no mundo         

 

CRISTINA OSSWALD é doutorada pelo Instituto Universitário Europeu, Florença, Itália, com uma dissertação dedicada à arte jesuíta em Goa (1542-1655). É investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto, e ainda docente do Departamento de Formação Contínua da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem leccionado cursos e seminários dedicados à arte em Goa e na Índia em universidades europeias, africanas e asiáticas. Além do livro Written in stone: artistic and architectural features of Jesuit art in Goa (2013), destaca-se a sua participação em algumas das principais conferências e publicações internacionais relativas a S. Francisco Xavier, e a colaboração na ilustração da tradução dos Lusíadas de português para malayalam (2016).

 

EDUARDO KOL DE CARVALHO, licenciado em arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, foi delegado da Fundação Oriente em Goa entre 2010 e 2015, sendo actualmente presidente da Secção Asiática da Sociedade de Geografia de Lisboa. Desenvolve uma actividade profissional variada, incluindo a docência, a consultadoria cultural nas áreas da arquitectura e do património em Portugal e na Ásia. Eduardo Kol de Carvalho foi distinguido com a comenda da Ordem do Mérito (1993), a comenda da Ordem do Infante (2004) e com o diploma de Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão (2018).

 

SHIV KUMAR SINGH é Professor Universitário de Culturas da Índia, e Hindi na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) desde 2008. Colabora ainda na leccionação de diferentes disciplinas relacionadas com os Estudos Asiáticos, como o sânscrito. Foi bolseiro do Instituto Camões e já deu vários cursos sobre a cultura e sociedade contemporâneas da Índia no Museu do Oriente. Coordena actualmente o Centro de Estudos Indianos da FLUL e elaborou o primeiro dicionário Hindi-Portugu

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.