![descarregar (2).jpg]()
A Inventa, empresa especialista em consultoria de Propriedade Intelectual, vai promover um workshop sobre "Empreendedores e startups: Propriedade Intelectual e Fundo Europeu PME" na segunda edição do Open Day do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia que acontece já no próximo dia 13 de outubro.
O tema será abordado num workshop liderado por Luís Caixinhas, engenheiro de patentes na Inventa, onde também irá endereçar a oportunidade relativa ao Fundo Europeu PME, uma iniciativa da Comissão Europeia e implementada pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO), que oferece apoio financeiro às pequenas e médias empresas (PME) estabelecidas na União Europeia, disponível até dia 16 de dezembro deste ano.
Para Luís Caixinhas “o PACT é imprescindível para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo no Alentejo” aliado ao facto de, num contexto de cada vez maior aparecimento de novas empresas e desenvolvimento de startups em incubadoras, a importância da proteção de uma marca ou registo de uma invenção ser considerado fulcral. A proteção da Propriedade Industrial abrange muitos ativos diferentes, incluindo marcas, desenhos ou modelos, patentes, identidades institucionais, produtos, serviços e processos.
O PACT nasceu da vontade de posicionar o Alentejo como centro de inovação de referência global, através da dinamização e fomento de sinergias entre o ecossistema académico e empresarial. Desde o início da sua atividade, incentiva a transferência de conhecimento e é um polo de atração para empresas inovadoras com elevado potencial para a criação de valor.
O Open Day tem como objetivo dar a conhecer o ecossistema do PACT à comunidade, em particular aos empresários, estudantes do ensino secundário e do ensino superior, bem como mostrar o que de melhor se faz em termos de inovação e tecnologia na região. Para além de stands de demonstração, o evento conta com várias palestras durante o dia, seminários e momentos de networking. |