Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A maior conferência europeia de comunicação de ciência está a chegar ao Porto

Unknown(9).png

 

 

ECSITE junta mais de 1100 profissionais de comunicação de ciência



De 15 a 17 de Junho, a cidade do Porto vai ser palco da 28.ª edição da Conferência Anual ECSITE. Organizada pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, trata-se do maior encontro europeu de comunicadores de ciência e profissionais de museus e de centros de ciência. Durante três dias, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto junta mais de 1100 participantes de cerca de 50 países, para trocar experiências, testar novas ideias e ferramentas e reflectir sobre o papel da cultura científica no futuro da sociedade.

Esta conferência tem uma abordagem ecológica e socialmente responsável. O design assume um compromisso de reciclar e evitar o desperdício. Os sacos, os lápis, as identificações dos voluntários foram produzidos reutilizando materiais excedentes de produção e com pequenos defeitos que ganham uma nova vida. As refeições também não foram esquecidas, a sua confecção privilegiará os produtos locais e da época. Desta forma pretende-se estimular a economia local e reduzir a pegada ecológica.

Alice Roberts, antropóloga, apresentadora na BBC e professora na Universidade de Birmingham, é uma das keynote speakers do evento. Na sua apresentação - agendada para sexta-feira, 16 de Junho, às 10.30 - a especialista partilha com os participantes a forma como os investigadores podem criar sinergias com os centros de ciência e museus, para um impacto mais significativo junto da sociedade.

No sábado, dia 17 de Junho, às 10.30, é a altura de Nina Simon partilhar com a audiência alguns dos "segredos" dos mais conhecidos museus, bibliotecas e centros de ciência de todo o mundo para, diariamente captarem o interesse de milhões de visitantes, numa experiência cheia de significados. Conhecida como "visionária na área dos museus", Nina Simon é Diretora Executiva do Santa Cruz Museum of Art & History, nos Estados Unidos, e autora dos best-sellers "The Participatory Museum", "The Art of Relevance" e do conhecido Museum 2.0 blog.

Sob o tema Life Everywhere, a conferência internacional traz a Portugal mais de 400 especialistas para moderar as mais de 90 sessões paralelas - entre debates, workshops e apresentações - que compõem o programa de três dias. Entre outros temas, será discutida a contribuição dos museus e centros de ciência na promoção dos novos desafios para a sustentabilidade global, a comunicação de ciência na era do "pós-verdade"e os ecossistemas de aprendizagem.

Nesta edição serão também divulgados os vencedores do Mariano Gago ECSITE Award, um prémio internacional que reconhece e distingue os projectos ligados à ciência e museus, com o carácter mais inovador e criativo, e que sejam capazes de causar impacto junto da sociedade.

O programa completo pode ser consultado aqui.


Citações:

"Sendo Portugal um país de grande relevo a nível científico, faz sentido acolher e organizar esta iniciativa de grande impacto internacional, especialmente ao nível dos museus e centros de ciência."Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva.

"Aguardamos com elevada expectativa pelas intensas e estimulantes discussões científicas e interação social que serão seguramente promovidas na edição deste ano desta notável conferência. No Porto, estará reunido um grupo exemplar de comunicadores de ciência, artistas e outros peritos, refletindo e definindo as grandes tendências para o futuro dos centros de ciência e museus."Nuno Ferrand de Almeida, Diretor do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

"A conferência Ecsite tem um espírito especial de abertura, generosidade e audácia. Recebe os novos participantes de braços abertos e os que regressam como "velhos amigos". Trata-se de um momento interessante, para aprender com as experiências de todos os profissionais participantes, para experimentar novas ferramentas e ideias, e para nos questionarmos e moldarmos a forma como vemos o futuro."Michiel Buchel, Presidente da Rede Ecsite.



Sobre o Ecsite
O Ecsite é a rede europeia de museus e centros de ciência e tem como missão estimular a criatividade e o pensamento crítico na sociedade europeia, encorajando os cidadãos a participarem activamente na ciência. Visa inspirar e promover centros de ciência, museus e todas as organizações que promovem a cidadania activa em questões científicas. Fundado há quase 30 anos, a rede tem como membros mais de 350 organizações na Europa e no mundo.

Sobre a Ciência Viva
A Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica procura aproximar a sociedade portuguesa da Ciência e dos cientistas, através de iniciativas de promoção do ensino experimental das ciências nas escolas, de campanhas nacionais de divulgação científica e de uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva, museus interactivos de ciência e tecnologia.

Sobre o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Formalmente estabelecido em 2015, o Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) tem como missão fundamental promover a difusão do conhecimento sobre a evolução, diversidade e a convergência entre o mundo natural e cultural. O MHNC-UP encontra-se organizado segundo uma estrutura bipolar, que integra um polo central localizado nas instalações do Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto (em fase de restruturação), e outro, que inclui a Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva e o Jardim Botânico do Porto. O MHNC-UP será o primeiro em Portugal que prevê e resulta do diálogo entre um Museu e um Centro Ciência Viva.