Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)” - 14.º Curso sobre Ordens Militares | 28 e 29 de maio - Palmela

A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)”

Câmara de Palmela e Universidade de Lisboa promovem 14.º Curso sobre Ordens Militares

 

CARTAZ.jpg

 

Nos dias 28 e 29 de maio, o GEsOS – Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago da Câmara Municipal de Palmela e o Centro de História da Universidade de Lisboa promovem o 14.º Curso sobre Ordens Militares, a decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela.

Subordinado ao tema “A Monarquia Portuguesa e as Ordens Militares (I Dinastia)”, este curso divide-se num dia de trabalho teórico, com a apresentação da investigação mais recente, produzida por alguns dos maiores historiadores nacionais, e num dia prático, com visitas de estudo à Igreja de Vera Cruz de Marmelar, em Portel, e às ruínas da Igreja de Santiago, no Castelo, e ao Museu de Arte Sacra, em Moura.

Destaque, no programa, para a assinatura de um acordo de colaboração entre o Município e o Centro de História da Universidade de Lisboa e para a apresentação da obra “Comendas Urbanas das Ordens Militares”, das Edições Colibri, que resulta do 13.º curso, realizado em 2014.

As inscrições estão abertas até 27 de maio e têm o valor de dez euros para o público em geral, incluindo transporte para as visitas (inscrição gratuita para professores que lecionem no concelho e estudantes que estudem ou residam no concelho; cinco euros para estudantes e professores de fora do concelho, sócios do Grupo de Amigos do Concelho de Palmela e membros do GEsOS; desconto de 10% para portadores do Palmela Tourist Card e do Cartão Municipal Idade Maior).

 Inscrições e mais informações através do telefone 212336640 ou do email patrimonio.cultural@cm-palmela.pt

 

Programa:

 

Sábado, 28 de maio

 

09h30  Receção aos participantes e entrega de documentação

 

10h00 Sessão de Abertura e assinatura de Acordo de Colaboração entre o Município de Palmela e o Centro de História da Universidade de Lisboa

 

10h30  D. Afonso Henriques – José Mattoso (FCSH – Universidade Nova de Lisboa/IEM)

 

11h00  Pausa

 

11h30  O papel das Ordens Militares e a construção da legitimidade: D. Sancho I – Maria João Violante Branco (FSCH-Universidade Nova de Lisboa/IEM)

 

12h00  D. Afonso II e D. Sancho II: as Ordens Militares e a crise do império almôada – Hermenegildo Fernandes (FLUL/CH-Universidade de Lisboa)

 

12h30  Debate

 

13h00  Pausa para almoço

 

14h45  Um novo mundo para as Ordens Militares: D. Afonso III e o fim da guerra na fronteira – Leontina Ventura (FL-Universidade de Coimbra/CHSC)

 

15h15  A nacionalização Dionisina – Bernardo de Sá-Nogueira (FLUL/CH-Universidade de Lisboa)

 

15h45  D. Afonso IV e as Ordens Militares – Bernardo de Vasconcelos e Sousa (FSCH-Universidade Nova de Lisboa/IEM)

 

16h15  João, Mestre de Avis, um bastardo de D. Pedro I. Novos rumos para as Ordens Militares – Cristina Pimenta (CEPESE)

 

16h45  D. Fernando e as Ordens Militares no palco peninsular: entre a guerra e a incorporação – Hermínia Vilar (Universidade de Évora/CIDEHUS)

 

17h15  Debate

 

18h00  Apresentação da obra “Comendas Urbanas das Ordens Militares” - Edições Colibri.

 

Lanche e Moscatel de Honra

 

 

Domingo, 29 de maio

 

Visita de estudo a Portel (Igreja de Vera Cruz de Marmelar) e a Moura (ruínas da Igreja de Santiago, no Castelo, e Museu de Arte Sacra).

 

Partida às 9h00 de Palmela, junto ao Cine-teatro S. João.

Regresso Moura - Palmela com chegada entre as 19h00 e as 20h00.

Apoios: Paróquia de Vera Cruz de Marmelar e Câmara Municipal de Moura