Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A Mouraria vai ficar mais Composta!

9e1ec5e1-ce38-4018-a9e0-dc97b72f4ae3.png

 

A Casa Comunitária da Mouraria, projecto da Associação Renovar a Mouraria, vai celebrar o seu 6º aniversário com a inauguração de uma Loja Ecológica e Sustentável. O espaço que já foi um bar e restaurante focado numa intensa programação cultural, vai agora dar lugar a uma loja-oficina centrada nos 5 R’s: Recusar, Repensar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar. Nesta loja de proximidade, todos se poderão aventurar a criar as suas próprias hortas domésticas ou jardins de varanda. Vão estar disponíveis todos os produtos necessários para agricultores mais experientes ou para quem se queira iniciar nesta aventura: desde terra, composto, vasos e floreiras, utensílios de jardinagem, sementes, plantas, produtos bio para controlo de pragas e muito mais.

A loja contará ainda com uma secção dedicada ao conceito lixo zero, com uma gama de produtos não descartáveis e reutilizáveis, abarcando produtos de higiene, festas ecológicas ou peças decorativas feitas através de materiais reutilizados e produtos alimentares não perecíveis. Haverá ainda um espaço dedicado a trocas, fomentando um novo R: Repassar deve ser também um novo estilo de vida.

A Mouraria Composta vai ainda disponibilizar um programa de oficinas práticas para quem quiser aprender mais sobre as temáticas ligadas à sustentabilidade ambiental, tais como agricultura urbana, compostagem, controlo de pragas, construção de casas ninho para pássaros e hotéis para insectos, fabricação de detergentes orgânicos, produção de materiais decorativos e muito, muito mais!

Será um projecto dinâmico, sempre em Renovação, e onde uma vasta rede de parceiros terá um papel activo nesta construção permanente. A loja terá ainda convidados RR – Residentes Rotativos, que terão um espaço dedicado ao seu trabalho. A primeira RR será Madalena Martins, que explora um universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, reinterpretando objectos, materiais e histórias, devolvendo emoções em forma de objectos ou instalações artísticas. A manualidade e rigor de produção estão muito presentes nas suas peças aliadas a uma forte componente social, sendo na sua maioria desenvolvida por Reclusos de Estabelecimentos Prisionais do Norte de Portugal. A sustentabilidade ambiental está também muito presente no processo criativo e de produção, transformando desperdícios de indústrias ou museus em novas peças.

A Mouraria Composta é um novo projecto da Associação Renovar a Mouraria, que pretende promover a sustentabilidade ambiental, criando um ecossistema urbano mais amigável e reduzir o impacto da pressão urbana, do aumento do turismo e consequente aumento de produção de resíduos. Para além da loja e das oficinas práticas, o Mouraria Composta vai também implementar uma rede de compostagem comunitária, com brigadas recolectoras de resíduos.
A loja Mouraria Composta visa também incentivar a redução do lixo comunitário e disponibilizar um conjunto de produtos que pensam no conceito de Sustentabilidade a 100%, actuando numa vertente ecológica, económica e social.
O projecto Mouraria Composta é apoiado pelo programa BipZip, da Câmara Municipal de Lisboa.
E tudo começa no dia 8 de Dezembro, entre as 16h e as 20h.

E tudo acontece na MOURADIA (Casa Comunitária da Mouraria), Beco do Rosendo N.º 8.
Tudo para fazer da Mouraria uma comunidade mais saudável, unida, bela e composta!

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.