Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A não perder em Braga: 7 poemas, 7 autores, 7 artistas - exposição de entrada livre na zet gallery

De entrada livre até 8 de setembro, em Braga

 “7 FORMAS POÉTICO-CASUÍSTICAS” NA ZET GALLERY

*Sete artistas desafiados a explorar os domínios da escultura e da pintura expandida

 

zetgallery - exposição 7 formas - Braga.jpg

 

A zet gallery, em Braga, tem patente até 8 de setembro a exposição coletiva “7 FORMAS POÉTICO-CASUÍSTICAS”, com curadoria de Helena Mendes Pereira. Ana Almeida PintoJoão Carqueijeiro (e o Grupo em Construção do seu atelier), Juan CoruxoLuis Canário RochaMiguel Neves OliveiraPedro Figueiredo e Raúl Ferreira são os artistas convidados que aceitaram o desafio de trabalhar a dimensão objetual (nos domínios da escultura e da pintura expandida), a partir de um autor e de um poema e da qual resultou a seleção de um conjunto de obras que estão em exposição na zet gallery.

Os sete artistas partem dos livros, dos poetas e dos poemas que, nesta narrativa expográfica, ocupam o domínio do sagrado em contraste com as obras de arte que são colocadas em interação direta com os públicos. "Um Adeus Português" de Alexandre O'Neil, "Cada árvore é um ser para nós" de António Ramos Rosa, "Aurora Boreal" de António Gedeão, "O Toque de Alba" de Rosalia de Castro, "A Cidade" de Ary dos Santos, "Maçãs Silvestres & Cores de Outono" de Henry David Thoreau, "Tecido vago doutras horas" de Joao Mendes Rosa e "Ignoto" de Miguel Torga são os poemas escolhidos e no qual os sete artistas convidados se inspiraram para criar as obras em exposição naquela galeria de arte.

A exposição, de entrada gratuita, pode ser visitada na zet gallery , localizada na Rua do Raio, 175, em Braga. A seleção de obras de arte poderá ainda ser visitada online em www.zet.gallery.

Sobre a zet gallery

O projeto shairart (galeria e plataforma online) mudou de nome, passando a designar-se zet gallery. A mudança deveu-se ao desejo de uma aproximação ao nome do fundador do projeto, José Teixeira, presidente do dst group e marca um novo ciclo na vida da galeria.

Com a mudança para zet gallery, a marca aproveita para afirmar a sua expansão para a prestação de serviços, mantendo o core business na divulgação e comercialização de obras de arte contemporânea. Será agora possível recorrer à galeria para a organização de projetos culturais relacionados com a produção artística contemporânea, para a criação de conteúdos sobre práticas artísticas e culturais, assim como para a mediação de encomendas de obras de arte, personalizadas de acordo com os interesses e orçamento da cada um. Na zet gallery é possível pedir a inventariação de uma coleção de arte e receber aconselhamento quando ao rumo a tomar em futuras aquisições.

O novo nome é inspirado no fundador da galeria, José Teixeira (Zé Teixeira para os que lhe são próximos), “uma óbvia e desejável aproximação do nome do projeto ao seu fundador”, revela Helena Mendes Pereira, curadora da zet gallery. “José Teixeira afirma-se como um verdadeiro líder, proporcionando espaço de liberdade às equipas, mas mantendo a mão ao leme e, sobretudo, o entusiasmo por um projeto que, verdadeiramente, se preocupa em promover, com dignidade e não medindo meios, a criação artística original”, sublinha. “Desafia-nos a tomá-lo como exemplo: BE A COLLECTOR. Colecionar arte. Apoiar os artistas. Investir em cultura.”

zet gallery

 

A zet gallery é um espaço físico de características excecionais, situado no centro de Braga, com uma área de exposição de 800 m2, distribuída por diferentes salas, apoiadas por um auditório, sala para a realização de oficinas de artes plásticas e outros espaços de apoio, onde se incluem áreas de reserva de obras de arte.

Horário da galeria: 14h00 às 19h00, de segunda-feira a sábado. Outros horários disponíveis por agendamento.

Morada: zet gallery, Rua do Raio 175, 4710-923 Braga | Site: www.zet.gallery