Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A Noite Antes da Floresta | Dia Mundial do Teatro

 “A Noite Antes da Floresta”

de Bernard-Marie Koltés

Dia Mundial do Teatro

Dia 27 de Março às 21h30 | Fórum Municipal Luísa Todi – Setúbal  

 

image002.jpg

 

A peça de Bernard-Marie Koltés, apresenta o encontro de dois seres que vagueiam na noite, estrangeiros e marginalizados. Numa esquina de uma cidade qualquer, um homem que, sem ter para onde ir e completamente ensopado pela chuva, tenta comunicar com outro homem na rua, estabelecer um contacto humano em condições desumanas de sobrevivência. Quem será esse interlocutor? Pode ser o próprio espectador ou ainda um duplo do personagem, um espectro?

 

“A Noite Antes da Floresta” espectáculo concebido em 2008 que depois de uma reposição em 2013, voltou à cena em 2017 em Faro e Albufeira e tendo já agendado para 2018 Setúbal, Lisboa e Cacém.

Este espectáculo teve uma enorme aceitação do público e da crítica.

Acreditamos, mais que nunca, que é um texto de uma enorme actualidade, como tal, propusemo-nos assim revisitá-lo.

 

A Noite Antes da Floresta é uma descida aos infernos, é a voz de um emigrante de um marginal de um excluído.

Não sabemos o seu nome, nem quem é, somente que está sozinho e que fala, fala sem parar. Um vigoroso grito de amor que se perde numa noite fria e chuvosa.

Um monólogo que tenha a capacidade empática com o público, abanando-o na sua consciência de humanos e de intervenientes nesta sociedade humana, muitas vezes desumanizada, indiferente e pouco solidária onde a xenofobia e a exclusão são a sua expressão mais visível, é o desafio estético e interpretativo que nos propomos vencer, trocando os nossos sapatos de primeiro mundo por chinelos de dedo, na luta íntima por uma nova humanidade.