Sobre o Museu da Marioneta O Museu da Marioneta é dedicado ao universo das marionetas, máscaras e outras peças usadas por pessoas em representações cénicas. Através de uma exposição de longa duração, de exposições temporárias e de espetáculos, o Museu mostra como máscaras e marionetas serviram, e servem, para as comunidades se relacionarem com o mundo. Alberga várias coleções, reunindo peças de diferentes geografias e épocas. Partilha conhecimento mostrando e dando a experimentar vários modos de contar histórias com recurso a estas peças.
O Museu da Marioneta fica em Lisboa, no bairro da Madragoa, num edifício que tem passado por várias metamorfoses. Criado para ser um mosteiro de clausura, o Convento das Bernardas passou pelo grande terramoto e reconstruções várias. Desde então, foi morada de muitas centenas de pessoas e, no início do século XX, chegou a ter um cineteatro. Atualmente, 34 famílias habitam os andares superiores e partilham o espaço com o Museu.
As antigas dependências conventuais, como o claustro ou a capela, são agora locais que acolhem exposições, música, teatro, cinema, e outras artes em diálogos com o universo das marionetas que assim se mantém vivo. O Convento das Bernardas é hoje um local aberto à cultura e à arte onde se cruzam os mais diversos públicos.
O Museu da Marioneta é gerido pela EGEAC, Empresa Municipal. Tem as portas abertas na cidade de Lisboa, na rua da Esperança, há 21 anos.
|