A poesia Haiku e a saúde | Workshop no Museu do Oriente
Workshop no Museu do Oriente
O Museu do Oriente dá a conhecer a relação entre a poesia Haiku e a saúde, num workshop em duas sessões, a 12 e 19 de Dezembro, às 10.15, que pretende aprofundar o potencial regenerador desta forma poética japonesa a partir de temas próximos do quotidiano dos participantes.
Breve e concisa, a poesia haiku tem uma ligação íntima à natureza e à filosofia Zen, sendo uma preciosa forma de terapia contra o stress e outras condições nocivas à saúde, típicas da sociedade contemporânea. Para além de promover a introspecção, a contemplação meditativa e a busca do equilíbrio, o haiku estimula a imaginação e disciplina o exercício da criatividade. O programa inclui a leitura e análise de haikus de autores antigos e modernos e vários exercícios criativos.
O workshop é orientado por Leonilda Alfarrobinha que descobriu a poesia japonesa na década de 90, quando começou a estudar a língua. Em Agosto deste ano, Leonilda Alfarrobinha conquistou, com um haiku original de sua autoria, o terceiro lugar no primeiro concurso da World Haiku Association, sendo a única participação não-japonesa entre os vencedores. Publicou um livro de haiku em língua portuguesa, “O Respirar das Flores”.
Workshop
A Poesia Haiku e a Saúde
12 e 19 de Dezembro
Horário: 10.15 às 12.15
Preço: € 25,00/ duas sessões
Participantes: Mín. 10