Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A segunda edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal reúne mais de 300 jovens talentos em design e arquitetura

CONCURSO DE DESIGN EXPRESS

 

A segunda edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal reúne mais de 300 jovens talentos em design e arquitetura

 

image004.jpg

 

  • Criado há sete anos e de caráter internacional, este inovador concurso de design express celebrou-se pela segunda vez em Portugal.
  • O desafio consistiu em desenhar um produto original para o espaço de banho dirigido às crianças e relacionado com a poupança de água.
  • O projecto Mood mat, criado por Sérgio Ereira, foi o vencedor do concurso.

 

De entre mais de 300 participantes, o projeto Mood mat, de Sérgio Ereira Marques Junior, conseguiu o primeiro prémio na 2º edição do Roca One Day Design Challenge celebrado este sábado, 5 de maio, no LXFactory em Lisboa, um complexo industrial singular que alberga uma grande variedade de espaços artísticos. O concurso, que nesta segunda edição em Portugal duplicou o número de participantes relativamente ao ano anterior, propõe aos jovens designers e arquitetos o desafio de desenhar, em contrarrelógio, uma proposta inovadora para o espaço de banho que cumpra com a descrição do briefing que se dá a conhecer na primeira parte do concurso.

 

O conceito no qual os participantes de Lisboa tiveram de trabalhar foi desenhar um produto original e divertido que consciencializasse as crianças para a importância da poupança e consumo de água durante a higiene. O produto devia ser adequado a utilizadores de todas as idades, ser prático e de fácil utilização. Tanto a tecnologia como os materiais de fabrico deviam ser atuais e preferencialmente sustentáveis.

 

Entre todos os projetos entregues, Sérgio Ereira Marques Junior, foi agraciado com a vitória, recebendo o prémio no valor de 2000 euros. O projeto, intitulado Mood mat, consiste numa carpete digital submersível que expressa uma imagem em função da conduta do utilizador em relação ao desperdício de água. Trata-se de uma cara com três tipos de humor: contente se é inferior a três minutos, séria se é de cinco minutos e triste se é superior a sete minutos.

image004.jpg

 

 

O segundo prémio, no valor de 1500 euros, foi para o projeto intitulado Meta da autoria de Gonçalo Marques, João Santos e Tomás Fernandes da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Os terceiros premiados foram Gabriel Pessoa, Joana Fatela e Mariana Andrade com o projeto Indicator, no valor de 1000 euros. A We Are Water Foundation, cujo objetivo é consciencializar o público e as instituições para a necessidade de criar uma cultura da água que permita uma gestão sustentável dos recursos hídricos em todo o mundo, levando a cabo todo o tipo de ações para aliviar os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados, também atribuiu um quarto prémio no valor de 500 euros ao projeto Grab the water de José Augusto e Maria João Freire que se destacaram pelo seu compromisso para com a sustentabilidade.

 

image005.jpg

 

O júri foi constituído por conceituados profissionais da área como Sérgio Guerra, arquiteto; Júlio Quaresma, designer, crítico de arte e arquiteto; Nuno Gama, designer de moda, Xavier Torras, brand communications director da Roca e diretor da We Are Water Foundation e Jorge Vieira, Managing Director da Roca em Portugal e representante da We Are Water Foundation em Portugal. Em linhas gerais, os membros do júri destacaram os projetos vencedores por serem práticos na sua utilização, originais e, sobretudo, por respeitarem os requisitos do briefing. Todos os projetos implicavam a fácil interpretação por parte das crianças e revelavam bem a importância da água no espaço do banho e a questão da sustentabilidade.

 

Fiel ao seu compromisso com a inovação e o design, a Roca organiza este concurso com a finalidade de apoiar os jovens talentos no seu início de carreira profissional. Por isso, desde 2015, a Roca iniciou a internacionalização do Roca One Day Design Challenge, com o objetivo de lhes proporcionar uma plataforma na qual possam desenvolver a sua criatividade e, ainda, proporcionar-lhes uma experiência relacionada com o mundo profissional.

 

Este ano, o concurso expandiu-se internacionalmente a mais seis países: Bulgária, Croácia, Brasil, Argentina, Singapura e Polónia. Portugal, Rússia, Omã, Reino Unido e China celebram a segunda edição depois do êxito da primeira. Os Emiratos Árabes Unidos e Hong Kong, no qual o concurso foi realizado, celebram a terceira e quarta edição, respetivamente. A Espanha, impulsionadora do Roca One Day Design Challenge celebrará a sua sétima edição. O concurso será divulgado num total de 14 países em 2018.

 

Pode encontrar mais informações sobre o concurso e os vencedores de Portugal no site.

 

***

 

 

Sobre a Roca

A Roca é uma empresa dedicada ao design, à produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, de pavimentos e revestimentos cerâmicos destinados à arquitetura, à construção e ao design e decoração de interiores.  A empresa emprega 22 600 pessoas, tem 78 centros de produção e está presente em mais de 170 países distribuídos pelos cinco continentes.  A Roca, marca de qualidade e referência na definição de espaços de banho, trabalha em colaboração com prestigiados designers e arquitetos como R. Moneo, D. Chipperfield, Z. Hadid, Herzog & de Meuron, Schmidt & Lackner y J. Mariscal, ao mesmo tempo que trabalha constantemente no desenvolvimento e na promoção de iniciativas que ajudem à conservação do meio ambiente. Este compromisso da Roca traduz-se num critério orientado para a poupança de água no desenvolvimento permanente de novos produtos.

http://www.pt.roca.com/

 

Sobre o One Day Design Challenge

O One Day Design Challenge é um concurso de design organizado pela Roca, realizado anualmente em diferentes cidades ao redor do mundo, com o objetivo de desafiar estudantes e profissionais com menos de 30 anos do setor de design e arquitetura a criarem produtos originais e inovadores relacionados com o espaço de banho, num único dia. Pretende promover e dar visibilidade aos jovens talentos; os membros do júri são profissionais reconhecidos de cada país que valorizam a originalidade, a criatividade e a viabilidade das ideias, apresentadas dentro de um prazo de nove horas. A primeira edição do concurso foi em Espanha em 2012, e desde então tem vindo a expandir-se. Este ano, o concurso estará presente num total de 16 cidades em diferentes países: Katowice (Polónia), Sofia (Bulgária), Lisboa (Portugal), Moscovo (Rússia), Londres (Reino Unido), Buenos Aires (Argentina), São Paulo (Brasil), Xangai e Pequim (China), Mascate (Omã), Barcelona e Madrid (Espanha), Zagreb (Croácia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Singapura e Hong Kong.

http://www.onedaydesignchallenge.net

 

Sobre a Fundação We Are Water

A Fundação We Are Water tem dois objetivos fundamentais. O primeiro é aumentar a consciencialização e fazer com que a opinião pública e as instituições reflitam sobre a necessidade de criar uma nova cultura da água que permita o desenvolvimento justo e a gestão sustentável dos recursos hídricos no mundo. O segundo é a realização de todos os tipos de ações destinadas a mitigar os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados. As áreas de ação da Fundação incluem intervenção em infraestruturas, educação, saúde e pesquisa nas áreas mais carenciadas do planeta.

www.wearewater.org