A vida vai engolir-vos no D. Maria II e São Luiz
A vida vai engolir-vos, espetáculo sobre a mudança, com direção artística de Tónan Quito, marca a reabertura do São Luiz Teatro Municipal e do Teatro Nacional D. Maria II, a 1 e 2 de setembro, respetivamente. Uma verdadeira maratona teatral, o espetáculo divide-se em duas partes de cerca de quatro horas cada, sendo a primeira apresentada no São Luiz e a segunda no D. Maria II.
A vida vai engolir-vos consiste na adaptação e montagem de quatro das principais peças de Anton Tchékhov: A Gaivota, O Tio Vânia, Três Irmãs e O Ginjal. Em todas estas peças somos confrontados com uma questão que perseguia Tchékhov e que Tónan Quito coloca em cima da mesa: “Como será a humanidade no futuro?”. Através da insatisfação e da impotência de ação das personagens, abre-se a possibilidade para pensarmos o absurdo da vida e como mudá-la.
Em cena, Álvaro Correia, Gonçalo Waddington, João Pedro Mamede, Leonor Cabral, Miguel Loureiro, Mónica Garnel, Rita Cabaço, Sílvia Filipe e Tónan Quito dão vida às personagens das quatro peças mais emblemáticas do dramaturgo russo.
A vida vai engolir-vos propõe-nos voltar a habitar dois teatros de Lisboa, com tempo e intensidade, num espetáculo em duas partes. A primeira estará em cena no São Luiz terças e quintas-feiras e, a segunda parte, será apresentada no D. Maria II às quartas e sextas. Aos sábados, nos dias 5 e 12 de setembro, o público é ainda desafiado a passar uma noite entre os dois teatros, assistindo às duas partes do espetáculo de uma só vez. Estas Maratonas terão início às 19h, no São Luiz, e terminarão às 6h do dia seguinte, no D. Maria II, período durante o qual terão lugar intervalos e serão servidas duas refeições.