Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

[Abastecimento a Lisboa discutido em colóquio e tema de catálogo]

 

No próximo dia 30 de maio de 2019, irá ter lugar no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o colóquio “Pão, Carne e Água: Memórias de Lisboa Medieval”, que surge na sequência da exposição com o mesmo nome, a decorrer até 26 de julho, no mesmo local. 

O colóquio encerrará com o lançamento do catálogo da referida exposição, apresentado pelo Professor Doutor Hermenegildo Fernandes. Esta edição que ficará disponível para venda, permitirá manter o testemunho do intenso trabalho de investigação que tem vindo a ser feito pelo Instituto de Estudos Medievais (Nova FCSH), com base no acervo à guarda da Câmara Municipal de Lisboa e, em particular, do Arquivo Municipal de Lisboa.

Além de Amélia Aguiar Andrade e de Mário Farelo, comissários científicos da exposição, participarão no colóquio diversos investigadores: Ana Cláudia Silveira, António Marques, Cleia Detry, Carlos Guardado da Silva, Fábio Costa, Iria Gonçalves, Lídia Fernandes e Manuel Fialho da Silva, de entidades como a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal do Seixal, a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa.

Serão apresentadas comunicações sobre o abastecimento a Lisboa na época medieval, nomeadamente sobre a carne, o pão e a água, além de um registo de fontes do Arquivo Municipal de Lisboa.

Esta iniciativa resulta de um acordo de parceria entre o município de Lisboa, através do Arquivo Municipal de Lisboa, e do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), e conta com a coordenação científica de Amélia Aguiar Andrade e de Mário Farelo.

O colóquio tem entrada livre, sujeita ao limite dos lugares disponíveis. 

Programa completo disponível em: 

http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/pt/eventos/coloquio-pao-carne-e-agua-memorias-de-lisboa-medieval/ 

A exposição que está na génese do colóquio, está aberta ao público até 26 de julho, e tem como objetivo dar a conhecer o rico património documental sobre a Idade Média, conservado pela Câmara Municipal de Lisboa, pretendendo recuperar quotidianos associados ao abastecimento alimentar da cidade de Lisboa medieval tendo como protagonistas o pão, a carne e a água. 

Nesta mostra poderão ser vistos vários documentos do Arquivo Municipal de Lisboa, assim como peças do Museu de Lisboa, do Castelo de São Jorge e do Centro de Arqueologia de Lisboa, do Museu de Metrologia, do Archivo Real y General de Navarra, e do Arquivo Nacional / Torre do Tombo, nomeadamente o pergaminho recentemente adquirido por aquela instituição via OLX.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.