Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Abstenção: Festival Política chega a Lisboa para colocar o tema na agenda

image002.png

 

Dias 21 e 22 de abril o Cinema São Jorge recebe a primeira edição do Festival Política, iniciativa que nasce a partir da sociedade civil e que tem como objetivo combater a apatia cívica

 

 

Festival Política chega a Lisboa para colocar a abstenção na agenda

 

 

  • Debates, workshops, filmes, arte, atividades para crianças de acesso gratuito e uma campanha de publicidade para trazer o tema da “abstenção” à discussão pública
  • Destaque para o “Cara a Cara com deputados”, um encontro entre cidadãos e deputados representantes de todas as bancadas parlamentares e o atelier “Como se faz uma bandeira”, dinamizado pelo Museu da Presidência da República
  • O Festival vai recolher ideias exequíveis para combater a abstenção, sendo as principais conclusões dos debates entregues aos grupos parlamentares e partidos portugueses

 A primeira edição do Festival Política realiza-se de 21 a 22 de abril, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e tem como tema central a Abstenção. É uma iniciativa da sociedade civil, com co-produção EGEAC/Produtores Associados, inserida no programa “Abril em Lisboa”.

 

O Festival Política apresenta-se como um palco de discussão que convida ao pensamento político dos portugueses, contribuindo para uma maior consciencialização do papel imprescindível da sociedade civil na decisão de novos rumos e assuntos de interesse coletivo, lembrando o dever de participação de todos os que escolhem abster-se desses debates.

 

A programação do evento inclui atividades abertas ao público, de acesso gratuito, como debates sobre “Como combater a Abstenção”, “Qual o é o papel do jornalismo independente na democracia”, workshops que passam por temáticas como “Civic Tech: Como juntar pessoas à volta da informação pública” e “Democracia adicta – os vícios da governação” e encontros “Cara a Cara com deputados” que juntam personalidades como Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), Sérgio Azevedo (PSD), Isabel Moreira (PS), Ana Rita Bessa (CDS-PP), Rita Rato (PCP), Heloísa Apolónia (PEV) e André Silva (PAN).

 

O Festival Política inclui debates e workshops (com tradução simultânea para linguagem gestual), filmes, arte, atividades para crianças e uma campanha de publicidade que pretende trazer o tema para a discussão pública. De destacar a estreia em Portugal dos filmes “Techo y Comida” (Espanha) e “Aristides de Sousa Mendes - un hombre bueno” (Argentina).

 

Para Rui Oliveira Marques, co-organizador do Festival Política “o crescimento da abstenção é o reflexo de um país repleto de eleitores desinteressados. O nosso objetivo é promover o interesse da sociedade civil, envolvendo-a na discussão, de maneira a que esta lute pelos seus direitos de forma ativa, dando voz a inquietações de ordem política e expondo resoluções. Para nós, quem não participa nunca tem razão”. “É a primeira vez que se realiza em Portugal um festival com estas características, que junta política, artes e filmes. Na verdade é um modelo de festival que existe há décadas, principalmente na Escandinávia, Itália e Reino Unido”, completa Bárbara Rosa, co-organizadora.

 

O website do Festival – http://www.festivalpolitica.pt – convida à sugestão de ideias viáveis para combater a abstenção. Estas propostas, a par das principais conclusões dos debates, serão entregues aos grupos parlamentares e partidos portugueses para avaliação e integração em propostas futuras.

 

TECHO_Y_COMIDA_-_poster.jpg