Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Academia Portuguesa de Cinema celebra 20º aniversário de "A Sombra dos Abutres" com lançamento em DVD

 

“Coleção Academia”

Academia Portuguesa de Cinema celebra 20º aniversário de “A Sombra dos Abutres” com lançamento em DVD

20 anos após a estreia, os portugueses poderão rever “A Sombra dos Abutres” de Leonel Vieira, agora numa edição renovada em DVD que se junta à “Coleção Academia” da Academia Portuguesa de Cinema. O DVD será apresentado na próxima sexta-feira, 13 de abril, às 18h30, na FNAC dos Armazéns do Chiado, em Lisboa.

Leonel Vieira realizou “A Sombra dos Abutres” em 1998, com apenas 27 anos. O filme retrata a repressão política da década de 60 em Portugal seguindo a história de Daniel (Vítor Norte), um mineiro que se torna o rosto da greve do seu grupo de trabalho numa mina de Trás-os-Montes. A Guarda Nacional Republicana começa por reprimir a greve mas é a PIDE que torna Daniel, que apenas lutava por melhores condições de vida, o protagonista do movimento, suspeitando de que ele está a ser manipulado por forças políticas contrárias ao regime. Daniel tenta, na companhia do cunhado Zé (Diogo Infante) fugir para França, mas o cerco da implacável perseguição aperta-se cada vez mais, sob a direção do inspetor determinado a caçar o seu homem (José Wallenstein).

O lançamento do DVD vai contar com a presença do realizador, de alguns dos atores que integram o elenco e de elementos da equipa de produção. Recorde-se que “A Sombra dos Abutres” foi a estreia de Leonel Vieira como realizador, numa carreira que já conta com 12 filmes e que inclui o mais visto de sempre pelos portugueses: o remake de “O Pátio das Cantigas”, de 2015.

A Academia Portuguesa de Cinema lançou a “Coleção Academia” em 2015. Os dois primeiros títulos foram “A Mulher do Próximo” de José Fonseca e Costa e “Domingo à Tarde”, a primeira longa-metragem de ficção do realizador António Macedo. Em 2017, juntou-se à coleção “Manhã Submersa”, de Lauro António.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.