'Agamémnon' estreia a 2 de Setembro num museu
Teatro | Cinco colectivos sintrenses em co-produção
Teatro em Odrinhas, no Museu Arqueológico, de 2 Setembro a 9 de Outubro. Todas as Quintas, Sextas e Sábados às 21h30 para maiores de 16 anos. Uma produção MUSGO Produção Cultural
Trilogia da Guerra – Agamémnontem a duração de uma hora e trinta minutos e o preço do bilhete ronda os quinze euros
Texto de Jaime Rocha, encenação de Paulo Campos dos Reis. Promotor: Fundação CulturSintra. Co-produtores: teatromosca, Efémero, Madrasta e RUGAS.
Depois de CULTO em Oeiras, a MUSGO regressa com mais uma criação site specific que, desta vez, se apropria cenicamente de um espaço museológico (um cemitério medieval e outros lugares) para revisitar, através da dramaturgia de Jaime Rocha - dramaturgo residente do colectivo -, a figura mitológica de Agamémnon, herói grego vencedor da guerra de Tróia.
Trilogia da Guerra
Agamémnon, Filoctetes, Aquiles
de Jaime Rocha
“Agamémnon” é a primeira peça de uma trilogia intitulada “A Trilogia da Guerra”. A Grécia declara guerra a Tróia, após o rapto da grega Helena, mulher de Menelau, pelo troiano Páris. Estamos na Antiguidade Clássica. Agamémnon, Filoctetes e Aquiles, três dos maiores heróis gregos, são protagonistas desta saga que faz derramar muito sangue, desperta enormes paixões e mostra o homem nas suas facetas mais íntimas, comovedoras, filosóficas e animalescas. A partir destes mitos fundadores do teatro grego, uma Trilogia da Guerra, ao mesmo tempo tragédia e comédia, responde às preocupações, utopias, angústias, ideais não só do homem antigo, como também do homem contemporâneo.
Ao reconstruir estes mitos gregos, reflecte-se também sobre como eles perduram no tempo e como se adaptam aos dias de hoje, como chegam até nós e são enquadrados no mundo moderno. De facto, a guerra nunca acabou, continua a ser uma presença constante e uma ameaça ainda mais mortífera, já que põe em causa a própria existência humana.
Jaime Rocha nasceu em 1949. Estudou na Faculdade de Letras de Lisboa. Viveu em França nos últimos anos da ditadura. Foi jornalista durante mais de três décadas. É poeta e dramaturgo residente no colectivo MUSGO Produção Cultural, de Sintra, e dramaturgista no grupo Hipérion-Projecto Teatral. No teatro, destaca-se O Construtor (peça seleccionada para o Prémio Europeu de Teatro, Berlim, 1994) e O Terceiro Andar (Grande Prémio APE de Teatro 1998), Seis Mulheres Sob Escuta, Casa de Pássaros, O Jogo da Salamandra e Homem Branco-Homem Negro (Grande Prémio de Teatro Português SPA/Novo Grupo 2004 – peça traduzida e representada em Inglaterra, Alemanha, França e Holanda), Azzedine e Outras Peças, O Mal de Ortov, Agamémnon – A Herança das Sombras e Filoctetes – A Condição do Guerreiro, O Regresso de Ortov, 2013 e As Troianas, com Hélia Correia, 2018.
EM ANEXO FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Reservas: Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas 219 238 608
Produção MUSGO: 933 156 590 / 916 429 602
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Designação: Trilogia da Guerra - Agamémnon
Texto: Jaime Rocha
Encenação: Paulo Campos dos Reis
Dramaturgia: Jaime Rocha e Paulo Campos dos Reis
Interpretação: Miguel Moisés, Milene Fialho, Ricardo G. Santos, Philippe Araújo, Rute Lizardo, Clara Marchana, Catarina Rodrigues, Cirila Bossuet e Raquel Pereira (Projeto TEIAS)
Bailarina: Clara Marchana
Canto lírico: Catarina Rodrigues
Cenografia: Paula Hespanha e Manuel Pedro Ferreira Chaves
Figurinos: Nuno Barracas
Videógrafo: Ricardo Reis
Assistência de encenação: Ricardo Soares
Desenho de luz: Paulo Campos dos Reis
Produção executiva: Regina Gaspar
Direcção técnica e operação de som e luz: Show Ventura
Apoio à cenografia: Pedro Cóias
Costureira: Carina Soares
Direcção de produção: MUSGO Produção Cultural
Co-produção: Efémero, Madrasta, Musgo, Rugas e teatromosca
Agradecimento especial: Hélia Correia, Nuno Cintrão, Valdevinos Teatro de Marionetas
Promotor: Fundação CulturSintra