Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Agenda semanal Centro Cultural de Belém · 29 setembro a 6 outubro 2021

 

fnac_ArquiteturaeJogo_PierreAntoine-1.jpg

 

 

Garagem Sul

At Play: Arquitetura & Jogo

Curadoria: David Malaud

Até 30 janeiro | Terça-feira a Domingo | 10h00 às 18h00

Exposição organizada pelo Centro Cultural de Belém / Garagem Sul em colaboração com o CIVA, Bruxelas

 

Na terça-feira, 28 de setembro, inaugurámos uma nova exposição na Garagem Sul. At Play: Arquitetura & Jogo lembra-nos que a ideia de «Criação de Mundos» é fundamental no trabalho dos arquitetos e os mecanismos que levam a este exercício de invenção cruzam-se com os jogos e brinquedos de outra personagem inquieta e curiosa: a criança. Crianças já todos fomos e, por isso, também fomos arquitetos dos imensos mundos que imaginámos e continuamos a imaginar. Voltemos a sê-lo ao visitar esta exposição. Participe também nas atividades que propomos já para este fim de semana. Saiba mais aqui.

 

Em paralelo com a exposição At Play: Arquitetura & Jogo, voltamos a apresentar uma exposição de arquivo. Desta vez, fomos às reservas do CCB para mostrar as maquetas e desenhos apresentados há vinte anos noutras exposições. Fragmentos Arqueológicos da Arquitetura Portuguesa 1987-2006 retrata os reflexos de uma época através de um acervo de materiais por onde o tempo também passou.

Jazz

L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble

Las Californias

2 outubro | Sábado | 19h00 | Pequeno Auditório

 

No ano em que celebra o seu 15.º aniversário, o ensemble de 15 instrumentistas portugueses de jazz e música erudita L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble) lança o terceiro álbum de originais. Las Californias será estreado ao vivo no Pequeno Auditório do CCB, seguindo-se uma digressão europeia. O novo álbum Las Californias revela a efervescência criativa do ensemble, que volta a procurar caminhos inesperados e improváveis na tensão constante entre composição e improvisação.

Oiça aqui o mais recente single do grupo.

Pensamento

Gonçalo M. Tavares à conversa com Luís Maria Baptista (Os Espacialistas)

Dicionário de Artistas

3 outubro | Domingo | 18h30 | Centro de Congressos e Reuniões

 

Desde outubro de 2020, Gonçalo M. Tavares tem escrito pequenos textos que foram sendo publicados semanalmente nas plataformas digitais do CCB, no ciclo Dicionário de Artistas. Esta série de publicações culmina com um debate com a presença do escritor e de Luís Maria Baptista, fundador d’Os Espacialistas, um projeto laboratorial de investigação teórica e prática das ligações entre arte e arquitetura.

Leia aqui o último texto do Dicionário de Artistas, dedicado a Sam Taylor-Wood.

Pensamento

José Bragança de Miranda, José Gomes Pinto, José Miranda Justo e Maria Filomena Molder

Conferências Kleist: o(s) sentido(s) da justiça

6 e 20 outubro, 3 e 17 novembro | Quartas-feiras | 18h30 | Centro de Congressos e Reuniões

6 out - José Miranda Justo

20 out - José Gomes Pinto

3 nov - José Bragança de Miranda,

17 nov - Maria Filomena Molder

 

Em jeito de preâmbulo à apresentação de O Duelo (25 e 26 de novembro), encenado por Carlos Pimenta, promovemos quatro sessões de reflexão em torno desta obra escrita por Kleist, em 1811. Refletiremos sobre as dicotomias presentes nesta novela, onde o confronto que lhe dá nome, ao abrigo da arbitrariedade divina, parece ser a única forma justa da humanidade conseguir aferir sobre honra e honestidade.

Estas sessões contarão com a moderação de Carlos Pimenta.

Pensamento

Fernando António Baptista Pereira, Raquel Henriques da Silva e Joana Cunha Leal

Ciclo História de Arte

2 outubro a 18 dezembro | Sábados | 11h30 | Foyer do Grande Auditório

 

A História de Arte estará em discussão no CCB aos sábados. Em outubro, Fernando António Baptista Pereira (presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) irá abordar o período entre os séculos XV e XVIII. Em novembro, o século XIX estará em discussão pela professora Raquel Henriques da Silva (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa). No mês de dezembro, a História de Arte do século XX será abordada por Joana Cunha Leal (FSCH-UNL).

 

Crédito fotográfico
António Soares dos Reis (1847-1889). O Desterrado. 1812. Museu Nacional de Soares dos Reis. Fotografia de José Pessoa, 2001. Direção-Geral do Património Cultural / Arquivo de Documentação Fotográfica

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.