Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

AGOSTO VAI TER “NOITES COM PATRIMÓNIO” EM LOULÉ

Banhos Islâmicos (4) (1).jpg

Em agosto, o Museu Municipal de Loulé dá continuidade às "Noites com o Património", uma iniciativa cultural que convida o público a explorar os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto.

Nos três primeiros sábados do mês, das 10h às 23h, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto este espaço museológico que revela as marcantes influências islâmicas e da nobreza em Loulé. A ocasião também contemplará visitas temáticas orientadas por técnicos do Museu, às 21h, abordando diversos aspetos relacionados com a história, museografia e arqueologia desse património.

No primeiro sábado do mês, dia 5, André Costa traz-nos “Um ponto de partida para a história local”, partindo deste espaço que recentemente foi classificado como Monumento Nacional. A 12, Soraia Martins irá proporcionar uma noite onde se irá falar de “O que se comia aqui? O estudo da alimentação a partir dos restos de animais”. Já a 19 de agosto, Alexandra Pires debruça-se sobre o tema “Museografia de um espaço arqueológico”.

Os Banhos Islâmicos e a Casa Senhorial dos Barreto representam testemunhos únicos da história e da cultura de Loulé, e o Museu Municipal pretende valorizar e divulgar este importante legado.

As visitas orientadas são gratuitas, mas requerem marcação prévia. Para mais informações e inscrições, entre em contacto através do telefone 289 400 953.

Este Monumento Nacional congrega dois momentos históricos de grande valor patrimonial e simbólico para a cidade. Trata-se de um complexo público de banhos do final do período da ocupação islâmica do Algarve (terão funcionado entre os séculos XII e XIII), tendo sido ocupados no século XV como habitação.

Por outro lado, integra os vestígios arqueológicos da casa nobre do final do século XV e da muralha medieval e moderna.