Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Alberto Manguel apresenta “Guia de um Perplexo em Portugal” em Palmela

365 Dias de Romance.jpg

 

Alberto Manguel vem à Biblioteca Municipal de Palmela, dia 29 de abril, às 17h00, para apresentar o livro “Guia de um Perplexo em Portugal”.

A sessão, que decorrerá no âmbito dos encontros “365 Dias de Romance - Conversas Literárias”, será moderada pelo jornalista Luís Caetano e contará com transmissão online, através do Facebook Palmela Município.

O “365 Dias de Romance - Conversas Literárias” é uma iniciativa do Município de Palmela, em parceria com a Culsete Livraria e com o apoio da Casa Ermelinda Freitas (ao abrigo do Mecenas de Palmela).

Mais informações/inscrições através dos contactos: 212 336 632 e bibliotecas@cm-palmela.pt.

 

Biografias

 

Alberto Manguel

 

Alberto Manguel (1948, Buenos Aires) cresceu em Telavive e na Argentina, e adoptou a nacionalidade canadiana em 1982. Aos 16 anos, trabalhava na livraria Pygmalion, em Buenos Aires, quando Jorge Luis Borges lhe pediu que lesse para ele em sua casa. Foi leitor de Borges entre 1964 e 1968. Em 1968, mudou‑se para a Europa. Viveu em Espanha, Fran­ça, Itália e Inglaterra, ganhando a vida como leitor e tradutor para várias editoras.

Editou cerca de uma dezena de antologias de contos sobre temas tão díspares como o fantástico ou a literatura erótica. É ensaísta, romancista premiado e autor de vários bestsellers internacionais, como Dicionário de Lugares ImagináriosUma História da CuriosidadeA Biblioteca à NoiteEmbalando a Minha BibliotecaCom Borges, Uma História da Leitura Um Diário de Leituras (publicados pela Tinta-da­-china entre 2013 e 2022).

Publicou em Portugal, em estreia mundial, o Livro de Receitas dos Lugares Imaginários (2021) e Guia de Um Perplexo em Portugal (2022). Foi director da Biblioteca Na­cional da Argentina entre 2016 e 2018. Recebeu o Prémio Formentor das Letras em 2017. Atualmen­te, vive em Lisboa, onde dirige o Espaço Atlântida.

 

Luís Caetano

 

Radialista da Antena 2. Foi-lhe atribuído o Prémio Jornalismo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2019.É atualmente autor e apresentador dos programas A Ronda da Noite, A Força das Coisas, Última Edição, e A Vida Breve. Fez, durante 5 anos, com Ana Luísa Amaral, o programa O Som que os versos fazem ao abrir. E com Nélida Piñon, 24 emissões do programa A Força do destino.

Recebeu, também, os Prémios Revista Ler / Booktailors, Pró-Autor da SPA, Escritaria e Fahrenheit Rádio, todos em primeira edição. Foi editor e apresentador do magazine cultural Diário Câmara Clara, na RTP2, com Inês Fonseca Santos, ao lado de quem apresentou a Gala Prémio Autores da SPA, em 2019.

Foi jornalista residente da emissão semanal do Câmara Clara. Apresentou outros programas de televisão. É autor do documentário Encompassing The Globe (RTP2, 2010) e narrador de séries de televisão como Grandes Livros. Publicou em 2019 o livro de entrevistas Debaixo da língua, a convite da Câmara de Almada. Na Antena 2, assinou ainda os programas Acordar a 2, Allegro Vivace e A...gosto de.

Também apresenta o programa diário "Jazz a 2". Cobriu para a rádio pública várias edições da Feira do Livro de Frankfurt, dos Concertos Promenade de Londres, da Folle Journée de Nantes, e de muitos encontros literários portugueses.