Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Alenquer inaugura Clube UNESCO Memoriamedia

CMAlenquer (1).jpg


Clube UNESCO Memoriamedia vai nascer em Alenquer com o arranque de 2024. A sessão de abertura do mesmo está agendada para a próxima sexta-feira, 12 de janeiro às 14h30, na Aldeia Galega da Merceana, mais concretamente na Rua do Picão, nº 3, 1º andar. Esta é mais uma iniciativa que conta com o apoio do Município de Alenquer.

 

Em causa está um grupo de pessoas afeto a escolas, universidades, associações sem fins lucrativos, círculos sociais ou a fundações, entre outros, que tem como objetivo "promover a UNESCO e os seus programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local", como refere a Comissão Nacional da UNESCO, representante em Portugal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). No nosso país existem mais de 60 clubes criados desde que o primeiro foi lançado em 1984: o Centro UNESCO do Porto.

 

A Memória Imaterial Cooperativa Cultural, organização não governamental acreditada pela UNESCO como consultora do Comité Intergovernamental para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial PCI e fundadora do projeto Memoriamedia, é a entidade coordenadora e gestora do novo clube desta rede, no concelho de Alenquer. A programação consistirá em atividades de informação, formação e ação. Em particular: investigação e inventariação; conferências, debates e colóquios; exposições e eventos culturais; cursos e workshops; encontros e intercâmbios. 

 

Recorde-se que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) entregou à Câmara Municipal de Alenquer, em outubro último, a distinção referente a manifestações constantes no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial após declarar o Pintar e Cantar dos Reis património nacional em Diário da República, a 16 de julho de 2021. Esta celebração histórica secular será agora candidata a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

 

Confirme aqui a sua presença no evento de abertura mediante inscrição.

 

PROGRAMA

14H30 | Sessão de abertura

Intervenções dos representantes da Comissão Nacional da UNESCO, Câmara Municipal de Alenquer e Memória Imaterial 

15H15 | Mesa redonda 'A tradição somos nós - a salvaguarda do Património Cultural Imaterial'

Participação de praticantes do Pintar e Cantar dos Reis, de tocador da Gaita de Foles e de produtor de Uva

Moderação: Memória Imaterial

16H30 | Encerramento