Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ALICE NO PAÍS DO SOLDADINHO DE CHUMBO ESTREIA 14 Setembro - ANIMATEATRO

ESTREIA a 14 e 21 de Setembro, Domingos, pelas 16H, no Auditório do Cinema São Vicente

 

 

 

 

Novo espectáculo para a infância da ANIMATEATRO congrega dois universos, bem conhecidos do grande público, sob o mote: a semelhança reside na diferença!

O que têm o conto “O Soldadinho de Chumbo” de Hans Christian Andersen e a obra de Lewis Carroll, “Alice no País das maravilhas”, em comum? Nada.  Para compreendermos este espectáculo, teremos que nos deixar guiar pela reacção espontânea da criança, pela sua curiosidade ao deparar-se com a lógica das coisas. Os protagonistas, estagnados no seu próprio mundo, são impelidos a viajar, seguem rumo a um espaço diferente do seu, experimentam a novidade, a diferença, um percurso que os fará conhecer outras dimensões da imaginação, formularão novas ideias que serão usadas aquando do regresso à origem.

Em sinopse

Alice está aborrecida por não ter nada que fazer, não sabe como passar o tempo… vê um coelho que a desafia a entrar no seu mundo.  A inquietude característica de criança, fá-la atravessar o lado errado do espelho e surge no universo do Soldadinho de chumbo. O Soldadinho está triste, não tem a atenção da bailarina… o seu rival tudo faz para o expulsar do grupo de brinquedos.  Alice ajuda-o a ser feliz.  Mas há outro grande problema: no país das maravilhas estão todos à sua espera…. Alice!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com este projecto pedagógico é nossa pretensão desenvolver na criança a imaginação, o intelecto, a percepção das suas emoções. De certa maneira, promover o pensamento crítico. Para compreender este espectáculo, temos que nos deixar levar pelas reacções das crianças. Não podemos tentar justificar o injustificável. Nesta criação, ao congregar o conto “O Soldadinho de chumbo” de Hans Christian Andersen, à obra de Lewis Carroll: “ Alice no País das maravilhas”, quisemos aliar a brincadeira, o absurdo, o divertimento, à preocupação social, à consciência do outro. Nesse, simultaneamente, simples e complexo universo, que é o das crianças, expressamos o quanto devemos aceitar e respeitar as diferenças entre as pessoas. A Alice, deste espectáculo, à semelhança da obra, é uma resposta à indiferença, ao tédio e à seriedade.  Ricardo G. Santos

Alice no País do Soldadinho de Chumbo é a XXII produção para a infância da ANIMATEATRO com texto e encenação de Ricardo G. Santos e direcção de Lina Ramos, destinado a crianças a partir dos 4 anos, e com a duração de aproximadamente 1 hora. 

Ao longo do espectáculo os actores dão vida a 15 personagens, com recurso também a marionetas de mão.

Como é habitual em todas as produções para a infância da ANIMATEATRO, são criados momentos de interacção com as crianças, envolvendo-as na história.

Ficha Técnica e Artística

Texto. Ricardo G. Santos (a partir das obras de Hans Christian Andersen e Lewis Carroll) | Concepção, Encenação e Direcção. Ricardo G. Santos, Lina Ramos | Interpretação. Liliana Costa, Sérgio Prieto, Liliana Fonseca, Nuno Santos (Stand in), Patrícia Susana Cairrão (Stand in) | Cenografia / Adereços. Animateatro | Figurinos. Lina Ramos | Marionetas. João Graça | Composição Musical. André Marques | Letras. Ricardo G. Santos | Interpretação Musical. Dora Fidalgo, Lavínia Roseiro, Paulo Campos dos Reis, Gonçalo Silva | Voz-Off. André Marques, Cláudia Palma, Liliana Costa, Lina Ramos, Patrícia Susana Cairrão, Ricardo G. Santos, Sérgio Prieto | Imagem. César Duarte | Produção. ANIMATEATRO.

Duração. 60 minutos. Classificação Etária. M/4 anos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projecto para a Infância

Acreditamos que o contacto com a arte teatral estimula, desde a infância, a imaginação e a criatividade, possibilitando a cada indivíduo um desenvolvimento psicomotor mais expressivo, na relação com o outro e com o meio envolvente.

Neste sentido, a ANIMATEATRO continua a sua acção na criação e estímulo do público infantil para esta arte, mediante a observação, constante reflexão e pesquisa teatral.

O projecto “O Teatro vai à Escola”, com o propósito de levar o teatro junto das crianças, já desde há treze anos, responde a possíveis dificuldades no usufruto deste recurso cultural.

Uma larga percentagem dos espectáculos da Animateatro, para esta faixa etária, é apresentada por todo o país, atingindo-se anualmente um número aproximado de 30 mil espectadores.

Alice no País do Soldadinho de Chumbo assume assim um percurso itinerante, em instituições educativas e outros espaços receptivos à partilha cultural.

 

A Companhia

ANIMATEATRO constituiu-se, enquanto associação cultural, desde 2001, como estrutura de génese profissional, com uma programação semanal para adultos e crianças, com produções próprias e acolhimentos.

Companhia profissional que tem por objecto o teatro e as artes de palco, tem vindo a desenvolver-se enquanto plataforma de Criação, Formação e Programação de dois espaços distintos: Espaço Animateatro – Black Box com 40 lugares (programação adulto) e Auditório Cinema São Vicente com 180 lugares (programação infantil).

As diferentes áreas de trabalho congregam-se nos planos, artístico, educativo e social.

Companhia que consagra a sua actividade à promoção de formas artísticas emergentes e de natureza pluridisciplinar, servindo de interlocutor entre artistas e a comunidade, potencia hábitos de fruição cultural e aposta na formação de públicos e no desenvolvimento da sua capacidade crítica.

A animateatro realiza um serviço público, sendo uma alternativa cultural, numa cidade que apesar da proximidade a Lisboa tem um rio que torna distante, para uma grande maioria, a fruição cultural e o seu acesso.

Para mais informações, visite www.animateatro.org e www.facebook.com/animateatro .

 

 

 

 

 

 

 

 


www.animateatro.org

https://www.facebook.com/animateatro

https://twitter.com/Animateatro

pt.linkedin.com/pub/animateatro-companhia-de-teatro/29/b06/87/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.