Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Alto - e não pára o baile! A tradição mudou: agora, o Santo António celebra-se na vertical [Red Bull o Santo Vertical - Largo do Intendente, 12 de Junho]


Lisboa, às 19H de 12 Junho

 

Alto - e não pára o baile!

A tradição mudou: agora, o Santo António celebra-se na vertical

 

Na popular noite de 12 de Junho de 2014, a festa que faz almas levitar é só uma: Red Bull o Santo Vertical. Depois de um debute ao mais alto nível – literalmente – no ano passado, esta celebração está de volta. O palco mais inconformista de Lisboa será nada mais do que uma fachada pombalina no Largo do Intendente. Uma banda de cada vez invade as varandas e despeja alegria e dança pela cidade, entre as 19h00 e as 02h00.

 

O cartaz de artistas promete fazer jus ao calibre desta celebração vertical: os Capitão Fausto a sua vivacidade indie, a BLAYA o seu hip hop de fusão, os Sensible Soccers trazem o seu psicadelismo colorido e The Discotexas Band os seus beats contagiantes, - estes últimos num concerto exclusivo que não se irá repetir em Portugal durante 2014. O Hosting reveste-se de performance e estará a cargo de Cláudia Jardim e Joana Barrios. Entre as atuações, DJ Nery vai estar nos comandos, a garantir que o termómetro não desce com a sua impecável seleção de grooves.

 

Santos da Casa Fazem Milagres

 

Os Capitão Fausto são Tomás Wallenstein, vocalista e guitarrista; Salvador Seabra, baterista; Domingos Coimbra, baixista; Manuel Palha, guitarrista e Francisco Ferreira, teclista. Combinam talento instrumental e imaginação visceral para criar rock 'n roll psicadélico, entusiasmante e sem peneiras. Com os brilhantes discos “Gazela” e “Pesar o Sol” na bagagem e uma energia contagiante ao vivo, são uma das bandas mais vivas do panorama nacional.

 

Sensible Soccers é o quarteto de Emanuel Botelho, Filipe Azevedo, Hugo Alfredo Gomes e Manuel Justo. Depois de um primeiro EP em 2011, no início deste ano lançaram o seu primeiro longa duração, ‘8’. Para estes exploradores da faceta mais cósmica do rock, a moedas de troca é tanto o psicadelismo como as melodias pop, tudo pontuado por arranjos em progressão – criando um crescendo emocional em cada canção que transborda êxtase nas atuações ao vivo.

 

The Discotexas Band é o projeto conjunto dos colaboradores habituais e colegas de editora Moullinex, Xinobi, Da Chick e Miguel Vilhena. A premissa é simples: recriar ao vivo e bem alto, com instrumentos musicais e visuais a condizer, o reportório da sua família alargada de artistas e influências. Uma abordagem mais orgânica, mais fervilhante e sempre emocional da música que une este grupo de artistas, numa atuação única este ano em Portugal.

 

Bailarina, MC, professora de kuduro. BLAYA, que subiu à fama internacional ao lado dos seus Buraka Som Sistema, apresentou em 2013 o seu álbum de estreia a solo. Em palco, com a ajuda do DJ Klipar, Blaya cria ambientes em que a euforia é nota dominante, com o som do agora, sem nunca se desculpar por ser diferente. E ainda bem: é assim, fogosa e disruptiva, que a queremos.

 

DJ Nery é disc jockey, músico de Scratch e produtor desde 2003. Tornou-se num dos DJs mais activos no panorama musical português graças ao seu talento para transformar uma festa numa  viagem inesquecível com paragens no Hip Hop, no Funk, no Jazz ou na bass music mais moderna. Entre colaborações com bandas, programação de clubes e o seu programa de rádio, ainda arranja tempo para produzir diversas remisturas – e está a preparar o seu primeiro álbum.

 

A·CO·LHI·MEN·TO PO·PU·LAR

 

O Hosting estará a cargo de duas das atrizes mais talentosas da nova geração portuguesa: Joana Barrios e Cláudia Jardim, transformam a experiência de receber o público numa performance imprevisível, e tomam a eito o A·CO·LHI·MEN·TO PO·PU·LAR.

- Mas o que é que é “popular”?
- ‘Tão, “popular” é o que é do povo.
- ‘Tão “popular” é tudo o qu’a gente quiser?
- É... 
- E olha, "acolhimento" é receber bem. É tratar bem as pessoas todas. Dos dótores òs carvoeiros. 
- "(...) Numa casa portuguesa fica bem | Pão e vinho sobre a mesa | E se à porta humildemente bate alguém | Senta-se à mesa co'agente (...)" - já cantava a Senhora Don'Ámália! 
- Sim... É mais ou menos isso.

 

INSTALAÇÃO VISUAL “NAS NUVENS”  e “INTENDENTE”

 

O lado visual está nas mãos de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, artistas multifacetados, encarregues da intervenção artística do local, apresentando “Nas Nuvens”.

 

Paralelamente, farão uma proposta de curadoria para a exposição coletiva “Intendente” que terá inicio uma semana antes por onze espaços das ruas do Benformoso, dos Anjos e Largo do Intendente. Artistas de diferentes áreas irão usar vídeo para capturar o imaginário da zona, articulando-o com os bares, tornados espaços de exposição. A escolha recai sobre obras que reflitam a identidade da zona que como outros bairros típicos lisboetas, passa por uma profunda transformação.

 

Inaugura a 5 de Junho às 19H com circulação livre e estará patente até dia 12 (entre as 15H às 00H) com contribuições dos artistas D.A.E.S (Café Largo Estúdio), Diogo Evangelista (Horiginal Bar), Francisco Queirós (Bar Securas), Gabriel Abrantes (Bar Palma), João Onofre (Bar Sarriá), Mauro Cerqueira (Casa Independente), Miguel Faro (Bar Tominho), Rabbit Hole (Bar Cantinho), SillySeason (Bar Trinitá), Tiago Alexandre (Anjos Bar) e Vasco Araújo (Sport Clube Intendente).

 

A entrada é livre, e a festa imperdível: no dia 12 de Junho, Lisboa sobe ao próximo nível.

 

Descobre mais em: http://www.redbull.com/pt/pt/music/events/1331636946244/red-bull-santo-vertical