Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

AMAC | Programação de Fevereiro

 

No mês mais pequeno do ano, fevereiro, o Palmo e Meio regressa com um ciclo de programação dedicado aos mais novos, dos 0 aos 10 anos de idade. Mas a programação cultural do Barreiro não se esgota, em fevereiro, no Palmo e Meio. Para além dos espetáculos para crianças, no Auditório Municipal Augusto Cabrita terá também lugar o concerto com Miguel Araújo, que está já esgotado. No que diz respeito às artes visuais, encerra, em fevereiro, a exposição de fotografia “Geografia Humana”, de Joel Santos, inauguram as exposições “Relevo Particular”, desenhos e gravura de Joana Geraldes, e do Concurso Internacional EUROPAN, e mantêm-se as exposições “Zona Estreita”, com fotografias de Vitor Cid, e “Rostos em Grelhas de Palavras Cruzadas”, do artista barreirense Paulo Freixinho. No âmbito do AMAC Júnior, destaque para a Oficina de Dança Xururuca.

 

 

Artes Performativas

 

 

 

27 fevereiro a 27 março | RELEVO PARTICULAR, Joana Geraldes | Auditório Municipal Augusto Cabrita| EXPOSIÇÃO DE GRAVURA

Piso 0 – Galeria Vermelha

Inauguração: 27 fevereiro, 18h00

 

joana%20geraldes.jpg

 

A gravura é um ofício completo – relevar e revelar da matriz ao papel, o relevo esculpido na madeira, escavado no linóleo, riscado no zinco, raspado no cobre; o relevo das mãos e das rugas do tempo; a manifestação superada dos ácidos como a expressão de surpresa de um rosto; a tinta nos sulcos de uma matriz como nas nossas impressões digitais; e a partilha de tudo isto faz com que seja, a gravura, Relevo Particular

 

19 a 28 fevereiro | Exposição do Concurso Internacional EUROPAN | Auditório Municipal Augusto Cabrita

Piso 0 

Inauguração: 19 de fevereiro, 21h00

 

exposição%20europan%2013%20Barreiro.JPG

 

O Concurso Internacional Europan 13, com o tema “A Cidade Adaptável” tem como objetivo promover a realização de operações experimentais sobre o habitat e permitir encontrar respostas arquitetónicas e urbanas inovadoras, para os locais colocados a concurso.

O território da Antiga Estação Ferro-Fluvial do Sul e Sueste, que o Barreiro colocou a concurso, é uma área essencialmente associada à atividade ferroviária, que tem vindo a ser abandonado de modo gradual, originando vários espaços de dimensões significativas, atualmente sem quaisquer funções urbanas.

Com uma localização e componente paisagística, enquadrada pelo estuário do Tejo e pelo rio Coina, apresenta uma “luz” muito própria, no sentido quase cinematográfico do termo, miradouro e cais, palco e cenário.

O desafio, as diferentes abordagens, e as propostas que resultaram do concurso, são ferramentas que podem nesta fase, ajudar a lançar uma “discussão” positiva sobre o território.”

 

 

Serviço Educativo

 

Inserido na exposição Rostos em grelhas de Palavras Cruzadas, de Paulo Freixinho, existirá o Cantinho das Palavras Cruzadas. Constituído por uma grelha em branco e letras, que podem ser manuseadas, no qual as crianças serão convidadas a fazer e/ou criar as suas próprias Palavras Cruzadas (estilo Scrabble).

Neste local, decorrerão diversos ateliês com as diversas escolas do concelho.

O Cantinho das Palavras Cruzadas é indicado para idades entre os 8 e os 12 anos. A duração das sessões varia entre os 15 minutos e os 60, dependendo do número de participantes. Máximo de uma turma por sessão.

 

Visitas/ateliês gratuitos para escolas, mediante marcação prévia para a bilheteira do AMAC. Funcionam às 3ªs-feiras, das 10h00 às 11h00 ou das 14h30 às 15h30.

 

 

A programação Palmo e Meio pode ser consultada em anexo e em www.cm-barreiro.pt.

 

 

CMB

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.