AMAC | Programação de setembro 2015
Auditório Municipal Augusto Cabrita
Programação de setembro
Na segunda quinzena de setembro, após as férias e o regresso dos alunos às escolas, a Câmara Municipal do Barreiro retoma a programação em sala, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), com a peça Depois de Darwin, da Companhia Teatro Extremo, de Almada. Durante o mês de setembro, o AMAC recebe também a inauguração de três exposições de diferentes expressões artísticas.
Espetáculos
Exposições
20 setembro a 25 outubro | Piso 1 – Galeria Amarela
Inauguração: 20 setembro, 17h00
“Tisana”
MARIA MONTE
O maior sobre o menor, o confronto sem diálogo, o poder e a submissão, a cegueira do presente para o imediato pretendem ser um quadro de propósitos para tratar de temas urgentes. O visitante recebe informação e desconstrói-a à sua maneira através de um processo de reformulação e regeneração relacionado diretamente com um impulso interior.
Através de materiais pobres sem aparente utilidade e recicláveis na sua maioria, pretende-se que cada linha de leitura não seja a mesma numa segunda oportunidade de observação e revele um momento imprescindível de tomada de consciência da verdadeira intenção do trabalho.
Detalhes menores e aparentemente incongruentes têm, subliminarmente, intenção de afetar o modo como se apreende o espaço da instalação e a situação do observador dentro dela. Da singularidade de cada ponto de vista, ressalta a riqueza de possibilidades que ficam em aberto na focagem que a partir delas cada um fizer.
20 setembro a 25 outubro | Piso 1 – Galeria Branca
Inauguração: 20 setembro, 17h00
ARTRITO
Exposição de Desenho e Fotografia de Cláudio Ferreira e Teodorico Teixeira Mendes
Mostra do trabalho desenvolvido no âmbito de uma residência artística por Cláudio Ferreira (fotógrafo) e Teodorico Teixeira Mendes (artista plástico) no Ateliê Municipal do Barreiro em 2014/15.
26 setembro a 8 novembro | Piso 0 – Galeria Vermelha
Inauguração: 26 setembro, 17h00
GENTLEMAN
Exposição de Banda Desenhada
Arte de Ricardo Reis e argumento de André Oliveira
O mundo está a ruir à vista de todos e aquilo que perdura é tão bizarro e surreal que faz questionar se pertence à imaginação ou à realidade. Acompanhamos a jornada de mr. Turner, uma misteriosa e sombria personagem que atravessa planícies desérticas ao volante do seu Morgan e na companhia de Barnes, um enorme elefante marinho com uma personalidade forte. Há uma última tarefa a cumprir antes que a Humanidade aceite a sua inevitável extinção, algo que pode não chegar para a salvar mas que fará toda a diferença. É essa a missão de Turner e ele promete cumpri-la da única forma que conhece: “Like a true gentleman”.
“Gentleman” é a nova série da Ave Rara: 4 comics de 16 páginas, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Ricardo Reis. Cada número corresponderá a uma de 4 cartas de copas. O pontapé de saída pertence ao valete.
A primeira edição do Gentleman estará à venda no AMAC, pelo valor de €2,95
https://www.facebook.com/averaracomics
averara.mail@gmail.com
Até 25 outubro
Piso 0 – Galeria Azul
STORYBOARD
Exposição de Desenho e Gravura de Joanna Latka
Joanna Latka nasceu em Cracóvia, Polónia, em 1978.
Vive e trabalha em Lisboa e, atualmente, frequenta o Doutoramento em História de Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi bolseira do Programa Erasmus / Sócrates no Instituto Politécnico de Bragança em 2002. Terminou o Mestrado em Educação das Artes Plásticas no Instituto das Artes da Universidade de Pedagogia de Cracóvia em 2003.
Em 2004 frequentou o curso de Ilustração do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2006, frequentou a Pós-Graduação em Ilustração no Instituto Superior de Educação e Ciência, Lisboa.
Desde 2007 que colabora com a Galeria das Salgadeiras.
Em termos artísticos, explora a gravura, a ilustração e o desenho a tinta-da-china, incorporando variações baseadas nas técnicas de desenho e ilustração contemporâneas.
Está representada em várias coleções públicas e privadas.
CMB