Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

AMAC | Programação de setembro 2015

Auditório Municipal Augusto Cabrita

 

Programação de setembro

 

Na segunda quinzena de setembro, após as férias e o regresso dos alunos às escolas, a Câmara Municipal do Barreiro retoma a programação em sala, no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), com a peça Depois de Darwin, da Companhia Teatro Extremo, de Almada. Durante o mês de setembro, o AMAC recebe também a inauguração de três exposições de diferentes expressões artísticas.

 

Espetáculos

 

Exposições

 

20 setembro a 25 outubro | Piso 1 – Galeria Amarela

Inauguração: 20 setembro, 17h00

 

“Tisana”

MARIA MONTE

 

4.jpg

 

O maior sobre o menor, o confronto sem diálogo, o poder e a submissão, a cegueira do presente para o imediato pretendem ser um quadro de propósitos para tratar de temas urgentes. O visitante recebe informação e desconstrói-a à sua maneira através de um processo de reformulação e regeneração relacionado diretamente com um impulso interior.

Através de materiais pobres sem aparente utilidade e recicláveis na sua maioria, pretende-se que cada linha de leitura não seja a mesma numa segunda oportunidade de observação e revele um momento imprescindível de tomada de consciência da verdadeira intenção do trabalho.

Detalhes menores e aparentemente incongruentes têm, subliminarmente, intenção de afetar o modo como se apreende o espaço da instalação e a situação do observador dentro dela. Da singularidade de cada ponto de vista, ressalta a riqueza de possibilidades que ficam em aberto na focagem que a partir delas cada um fizer.

 

 

20 setembro a 25 outubro | Piso 1 – Galeria Branca

Inauguração: 20 setembro, 17h00

 

ARTRITO

Exposição de Desenho e Fotografia de Cláudio Ferreira e Teodorico Teixeira Mendes

Mostra do trabalho desenvolvido no âmbito de uma residência artística por Cláudio Ferreira (fotógrafo)  e Teodorico Teixeira Mendes (artista plástico) no Ateliê Municipal do Barreiro em 2014/15.

 

5 (2).jpg

 

26 setembro a 8 novembro | Piso 0 – Galeria Vermelha

Inauguração: 26 setembro, 17h00

 

GENTLEMAN

Exposição de Banda Desenhada

Arte de Ricardo Reis e argumento de André Oliveira

 

O mundo está a ruir à vista de todos e aquilo que perdura é tão bizarro e surreal que faz questionar se pertence à imaginação ou à realidade. Acompanhamos a jornada de mr. Turner, uma misteriosa e sombria personagem que atravessa planícies desérticas ao volante do seu Morgan e na companhia de Barnes, um enorme elefante marinho com uma personalidade forte. Há uma última tarefa a cumprir antes que a Humanidade aceite a sua inevitável extinção, algo que pode não chegar para a salvar mas que fará toda a diferença. É essa a missão de Turner e ele promete cumpri-la da única forma que conhece: “Like a true gentleman”.

 

“Gentleman” é a nova série da Ave Rara: 4 comics de 16 páginas, integralmente em inglês, com argumento de André Oliveira e arte de Ricardo Reis. Cada número corresponderá a uma de 4 cartas de copas. O pontapé de saída pertence ao valete.

 

A primeira edição do Gentleman estará à venda no AMAC, pelo valor de €2,95

 

https://www.facebook.com/averaracomics

averara.mail@gmail.com

 

 

Até 25 outubro

Piso 0 – Galeria Azul

 

STORYBOARD

Exposição de Desenho e Gravura de Joanna Latka

 

Joanna Latka nasceu em Cracóvia, Polónia, em 1978.

Vive e trabalha em Lisboa e, atualmente, frequenta o Doutoramento em História de Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi bolseira do Programa Erasmus / Sócrates no Instituto Politécnico de Bragança em 2002. Terminou o Mestrado em Educação das Artes Plásticas no Instituto das Artes da Universidade de Pedagogia de Cracóvia em 2003.

Em 2004 frequentou o curso de Ilustração do Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2006, frequentou a Pós-Graduação em Ilustração no Instituto Superior de Educação e Ciência, Lisboa.

Desde 2007 que colabora com a Galeria das Salgadeiras.

Em termos artísticos, explora a gravura, a ilustração e o desenho a tinta-da-china, incorporando variações baseadas nas técnicas de desenho e ilustração contemporâneas.

Está representada em várias coleções públicas e privadas.

 

 

CMB

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.