Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Amanha na RTP2: "CINEMAX CURTAS" e A "CIDADE DOS MORTOS"

Amanhã, às 23h45, na RTP2 CINEMAX CURTAS

image004 (2).jpg

 

O Cinemax Curtas é um programa dedicado ao universo da curta-metragem e à relevância deste formato na descoberta de novos talentos e valorização de autores clássicos. O falso documentário sobre um jogador de malha vai ter destaque nesta edição do Cinemax Curtas desta semana. Esta emissão inclui ainda uma animação selecionada pelo Cinanima e dois filmes realizados com smartphone.
Chico é um dos maiores jogadores de malha de todos os tempos. Nasceu na Terra da Horta, no Douro, e desde cedo revelou o seu talento na arte de bem malhar, até que um dia foi descoberto por um clube da I Liga, o Clube de Custóias. Esta é a personagem que protagoniza o falso documentário corealizado por Guilherme Gomes e Miguel Reis. O filme tornou-se popular em diversos festivais de cinema, tendo recebido oito prémios incluindo uma menção honrosa no Douro FIlm Harvest 2013, o prémio do público no Leiria Film Fest 2014 e o de melhor curta-metragem em três edições diferentes do Shortcutz.
Neste programa serão exibidos dois filmes selecionados pelo Super 9 - Mobile Film Fest: o video clip "Gorgeous", e "Summer Eleven", um filme experimental fotografado em Amesterdão, Berlim e Lisboa durante o verão de 2011, com fotos do brasileiro Fernando Sanchez, publicadas no Instagram com o tema Summer_Eleven.
No âmbito da parceria com o Cinanima - Festival de Cinema animado de Espinho exibimos mais um filme de um autor presente na próxima edição, que decorrerá nos dias 10/16 de novembro - trata-se de "A Ilusão", de Shophie Fourdinier, uma animação da escola belga La Cambre. O Cinanima organiza este ano uma sessão especial para o público infantil com filmes desta escola.

 

Amanhã, às 00h44, na RTP2

A CIDADE DOS MORTOS

 

image005.jpg

 

A Cidade dos Mortos, no Cairo, é a maior necrópole do mundo.

Um milhão de pessoas vivem dentro do cemitério – em casas tumulares ou nos edifícios que cresceram em redor. Dentro do cemitério há de tudo: padarias, cafés, escolas para as crianças, teatros de fantoches...

A Cidade dos Mortos estende-se por mais de dez quilómetros ao longo de uma autoestrada, mas não deixa de ser uma aldeia, com mães à caça de um bom partido para as filhas, rapazes a correr atrás das raparigas, disputas entre vizinhos.

Preparado e rodado ao longo de cinco anos (2004-2009), este filme procura dar a ver ...a alma invisível do cemitério.

Título Original: A Cidade dos Mortos

ComNarração: Ashraf Fakhouri

Realização: Sérgio Tréfaut

Produção: FAUX (Portugal) e ATICO SIETE (Espanha)

Ano: 2009

Duração: 62 minutos

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.