Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

América Latina vai exibir filme português “Carga”

América Latina vai exibir filme português “Carga”
 
 
Distribuidora A2 Filmes adquiriu a longa-metragem assinada por Bruno Gascon.
 
Filme conta com Vítor Norte, Rita Blanco e Sara Sampaio, entre outros.
 


“Carga” retrata um problema atual que cruza fronteiras: o tráfico humano. O seu enredo despertou o interesse da distribuidora A2 Filmes, que o adquiriu fazendo-o chegar a toda a América Latina. O filme, que conta com nomes como Vítor Norte, Rita Blanco ou Sara Sampaio, já tinha sido comprado também pela distribuidora norte-americana Breaking Glass Pictures.

“Seguindo a linha de lançamentos que nossa companhia está habituada a trazer para o público latino-americano, especialmente o brasileiro, este trabalho de Gascon tem o perfil ideal para integrar nosso leque de opções de entretenimento e conteúdo de qualidade, seja pela produção caprichada, seja pelo roteiro elaborado”, afirma a A2 Filmes justificando a compra.

Falado em português, russo e inglês, “Carga” conta a história da jovem russa Viktoriya, que deixa tudo para trás para conseguir uma vida melhor. Contudo, assim que as portas do camião que a transportará se fecham, depara-se com uma cruel realidade que a irá obrigar a lutar pela própria vida.

Esta é a primeira longa-metragem do argumentista e realizador Bruno Gascon, que se estreou com as curtas “Boy”, que arrecadou o prémio Rising Star Award no Canada International Film Festival, e “Vazio”, selecionada para o Short Film Corner do Festival de Cannes. A abordagem a temáticas sociais não é uma novidade para Gascon, que tem procurado sensibilizar a audiência através do seu trabalho. Explorou, anteriormente, por exemplo, o mundo da esquizofrenia, depressão e suicídio.

Para o realizador, a chegada à América Latina faz todo o sentido: "Sempre tivemos como objetivo que o filme pudesse ser internacionalizado. Recebi a notícia de mais esta venda com alegria, até porque acredito que são países onde o tema da «Carga» faz todo o sentido ser debatido e pensado e o filme vai potenciar essa reflexão", diz.

A atriz polaca Michalina Olszanska assume o papel principal, interpretando Viktoriya. A ela juntam-se nomes como Rita Blanco, Miguel Borges, Dmitry Bogomolov, Ana Cristina Oliveira, Duarte Grilo, Rui Porto Nunes, Rui Luís Brás e, pela primeira vez no cinema, Sara Sampaio. No elenco está também o ator Vítor Norte, que vê a internacionalização do filme como uma vitória: "Acho extraordinário, porque, apesar de ser uma primeira obra feita com muito esforço por parte de todos nós, tem vindo a conseguir internacionalizar-se para territórios tão diferentes como a China, EUA e, agora, Brasil e América Latina, tendo ainda vindo a receber tantas críticas positivas a nível internacional. Acho que é uma vitória para todos nós".

“Carga” estreou nas salas de cinema portuguesas no dia 8 de novembro. Foi produzido por Joana Domingues e pela Caracol Studios e teve Hugo Mendonça e o empresário Tim Vieira como produtores executivos.