Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"ANA" Exposição de Bruno Saavedra em Cascais

A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação Dom Luís I, no âmbito da programação do Bairro dos Museus e em parceria com Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, apresentam “ANA”, primeira exposição do ciclo oitoxoito  »» Convite 

Who? 
Fotografo Bruno Saavedra (n. 1987. Itamarajú, Bahia, BRAZIL) What? 
“ANA” exposição individual de fotografia que inaugura o ciclo oitoxoito, um projecto que pretende destacar Jovens Artistas Emergentes durante o ano de 2018 Where?
Inaugura em Cascais, no dia 10 de Março de 2018, pelas 18H00, na Capela do Centro Cultural de Cascais. Estará patente até 08 de Abril. When?
Fotografias tiradas nos últimos 5 dias de vida de ANA How? 
Diria o Filósofo Português Leonardo Coimbra, que há 3 estados na vida do Homem: “A Alegria, a Dor e a Graça.” Bruno Saavedra e a sua Canon Mark iii acompanharam os últimos 5 dias da vida de ANA, como que suspensos entre um cortante inspirar e um majestoso expirar. Não há doença, há Fé maior; não há quotidiano, há dias piores. É o silêncio de um fim com a cumplicidade de dois - a vivida por ela e a vivenciada por ele, o filho que regressa para testemunhar um círculo: o que Vida dá, a Dor tira.


Lenta, mas inexoravelmente, à vida vai faltando brilho e fôlego, embora ainda haja alma.  Em cinco dias, suavemente, quase sem dor, ANA termina o seu caminho.  E esse foi tempo exato do projeto “ANA”, que resultou de um pressentimento e da vontade imensa de prender o que nos escapa.
“ANA” é um olhar de carinho muito emocionado de um enorme amigo. É a luz sobre objetos e gestos que ele amaria prender. Guardar no seu coração o coração de uma mulher discreta, suave, mas firme e decidida que com ele riu de disparates e o ensinou sobre a vida.
 “ANA” presta homenagem a todas as mulheres do mundo que, aparentemente frágeis e vulneráveis, são, decididamente, inquebráveis, inesquecíveis e exemplares para todos nós.

Folha de Sala

af5acec5-fe66-40e5-999e-97e4b25f8637.jpg

 

© Fotografia Ricardo Mussa

BRUNO SAAVEDRA
FOTÓGRAFO

Bruno Saavedra nasceu em 1987 na cidade de Itamarajú, Bahia, no Brasil, onde em criança se deixou fascinar pela fotografia. Em 2004 veio residir para Portugal. Viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde se dedicou e trabalhou em diversas atividades artísticas de animação sociocultural na Casa de Portugal em Macau e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens. Em Lisboa, fez o curso de maquilhagem da Lisboa Make-Up School - 2014 - o curso de fotografia anual da Restart - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias - 2015/2016 - o Workshop Food Photography com o fotografo Jorge Simão - 2016 - e o 5º Workshop Narrativas fotográficas do Intendente com a fotografa Pauliana Valente Pimentel - 2016/2017, que resultou na exposição MADE IN CHINA. Desde de 2015 tem vindo a apresentar a exposição FLAVORS em diversas galerias e espaços culturais.  Em novembro de 2017 apresentou POSSIBILITY, no espaço Deleme Artes, em Lisboa. Tem colaborado com o fotógrafo Valter Vinagre. Trabalha como fotógrafo free-lancer.