Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

António e Maria em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite

image001.jpg

image002.jpg

 

António e Maria, a partir das crónicas e dos romances de António Lobo Antunes, e com encenação de Miguel Seabra, estará em cena na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, no dia 12 de Março, Sábado, às 21h30. O espectáculo é uma co-produção do Teatro Meridional e da Fundação Centro Cultural de Belém.

 

António é o primeiro nome de um dos principais vultos da Literatura Portuguesa Contemporânea; Maria o da actriz que, neste espectáculo, dá vida às personagens femininas que povoam as suas crónicas e os seus romances. No entanto, António e Maria são também os nomes de outros tantos portugueses e portuguesas que agora podem descobrir pedaços das suas vidas retratados em palco. Para Maria Rueff, principal impulsionadora deste projecto, esta é a oportunidade de agradecer as “frases extraordinárias” com que Lobo Antunes descreveu, não tanto a Guerra Colonial, mas os heróis do quotidiano, os simples, os normais – nos quais tantas vezes se inspirou para construir as diferentes personagens que marcaram a sua poética.

 

António Lobo Antunes (n. 1942) tem mais de 30 romances publicados, entre os quais se destacam, por exemplo, Que farei quando tudo arde?. A sua obra está traduzida em mais de 20 línguas e foi já várias vezes distinguida, nomeadamente com o Prémio Camões, em 2007. Médico psiquiatra de formação, combateu na frente angolana durante a Guerra Colonial.

 

Miguel Seabra (n. 1965) é actor, encenador e professor. Licenciado em Teatro – Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, fundou o Teatro Meridional em 1992, que co-dirige com Natália Luiza. Dirigiu os Espectáculos de Honra do Festival de Almada O Sr. Ibrahim e as flores do Corão (2013) e Al Pantalone (2015).

 

 

FICHA ARTÍSTICA

 

 

Intérprete Maria Rueff

 

Dramaturgia e adaptação Rui Cardoso Martins

 

Cenografia e figurinos Marta Carreiras

 

Música original e espaço sonoro Rui Rebelo

 

Desenho de luz Miguel Seabra

 

Fotografia Nuno Figueira

 

Direcção de cena e assistência de encenação Vítor Alves da Silva

 

Assistência de cenografia Marco Fonseca

 

Produção executiva Natália Alves

 

TMJB | SALA PRINCIPAL | M/16 12 MAR | SÁB às 21H30 PREÇO: 7.50€ a 15€

RESERVAS: +351 212 739 360 COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

 

Conversas com o público Sáb 12 Março às 18h00 com a presença de Miguel Seabra, Maria Rueff e de Rui Cardoso Martins