Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação da tradução em língua italiana do romance A TRANÇA DE INÊS de Rosa Lobato de Faria no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa | Quinta-feira, 17 de novembro de 2016 às 19h00 |

image004.jpg

 

Na quinta-feira, 17 de novembro de 2016 pelas 19h00, no Instituto Italiano de Cultura de Lisboa é apresentada a tradução em língua italiana do romance ‘A trança de Inês’ de Rosa Lobato de Faria com o título ‘La treccia di Inês’ (Imprimatur, 2015).

 

O lançamento contará com a presença dos filhos da escritora e a apresentação estará a cargo de José Jorge Letria, jornalista, poeta, dramaturgo, ficcionista e presidente da Direcção e do Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores.

Intervirão a tradutora, Maria Luisa Cusati, docente de Literatura portuguesa na Universidade ‘Suor Orsola Benincasa’ de Nápoles e, desde 1996, Cônsul Honorário de Portugal para as Regiões Campania, Basilicata e Calábria e Manuel Alberto Valente da Porto Editora, enquanto editor de toda a obra de Rosa Lobato de Faria.

 

“Baseado no mito de Pedro e Inês (mais na lenda do que na História), ‘A trança de Inês’ é um romance sobre a intemporalidade da paixão, onde se abordam também alguns mistérios da existência. Assim as mulheres passam umas às outras a sua teia ancestral de seduções, subentendidos, receitas que hão-de prender os homens pela gula, a luxúria, a preguiça e todos os pecados capitais, é por isso que elas nunca querem os santos, os que não se deixam tentar, os que resistem à mesa, à indolência, à cama, à feitiçaria dos temperos, ao sortilégio das carícias, à bruxaria das intrigas”.

 

Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa em abril de 1932, tendo falecido a 2 de fevereiro de 2010, aos 77 anos. Poetisa e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008).  Foi também autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias coletâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro. Foi também conhecida do grande público como atriz de televisão e cinema. Em 2000, obteve o Prémio Máxima de Literatura pelo romance O Prenúncio das Águas (fonte: Porto Editora).

 

Lotação limitada. Reserva obrigatória: tel. 213884172; iiclisbona.reservas@esteri.it

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.