apresentação do Festival de Música dos Capuchos 2024
![FMC 23[2].jpeg](https://fotos.web.sapo.io/i/B11175e42/22626222_FDiBq.jpeg)
No dia 14 de abril, pelas 17h00, o Auditório do Convento dos Capuchos recebe a apresentação da edição de 2024 do Festival de Música dos Capuchos, que terá lugar de 29 de maio a 21 de junho. A Câmara Municipal de Almada convida o seu Órgão de Comunicação Social a marcar presença na iniciativa para conhecer, em primeira mão, a programação do festival.
Em 2024, o Festival de Música dos Capuchos é inspirado pelo cinquentenário do 25 de abril e pela(s) ideia(s) de Liberdade ao longo da História da Música. Entre 29 de maio e 21 de junho, o Festival dos Capuchos trará a Almada músicos e orquestras de referência nacional e internacional para uma série de concertos imperdíveis, no local que dá nome ao Festival, o Convento dos Capuchos, e ainda no Teatro Municipal Joaquim Benite e, pela primeira vez, no Auditório Fernando Lopes-Graça. O festival abordará cinco séculos de repertório musical, da Renascença aos dias de hoje, passando pelo jazz, com a presença de agrupamentos e solistas de referência nacional e internacional. Destaque, desde logo, para a presença da lendária pianista Elisabeth Leonskaja e para os concertos de estreia em Portugal da Orquestra Sinfónica de Paris “Consuelo”, do Paganini Ensemble Vienna e da Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen”. Entre as várias efemérides, realce para as já emblemáticas Conversas dos Capuchos dedicadas este ano ao centenário da morte de Franz Kafka, ao centenário do nascimento de Sebastião da Gama e aos 500 anos de Camões.
Após a apresentação do programa do Festival, seguir-se-á o Concerto de Lançamento com a presença do violoncelista Victor Julien-Laferrière e do pianista e diretor artístico Filipe Pinto-Ribeiro, que interpretarão obras de Johann Sebastian Bach e Dmitri Schostakovich. O concerto é de entrada gratuita
limitada à lotação da sala, com levantamento de bilhetes no Convento dos Capuchos e na bilheteira o Auditório Fernando Lopes-Graça, a partir de 9 de abril.