Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação do livro "Binta e a Macaca Kiba"

cartaz_apresentação_Binta.jpg

 

O livro “Binta e a Macaca Kiba”, de Jacinta Lopes, será apresentado no próximo dia 19 de novembro, sábado, pelas 16h00, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

A entrada é livre.

 

A encenação dos textos é da responsabilidade do Professor Luciano Barata, da disciplina de teatro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB).

 

Sinopse:

“Este livro resulta de uma experiência de quase nove anos por mim vividos, na Guiné-Bissau.

Baseada em relatos de uma amiga, neta dum régulo “mandinga” e outros que iam chegando directamente a Bissau, provindos de todo o lado.

Reuni o necessário material para alinhavar esta história, convicta que “Binta e a macaca Kiba” ilustra o que foram esses tempos conturbados a que o povo guineense e as tropas portuguesas estiveram sujeitos.

Quase todas as personagens são fictícias e as narrativas amorosas são puras invenções. Algumas das histórias são inspiradas em factos que realmente aconteceram e que comprimi, tirando-as do material que me chegou às mãos”.

 

Biografia:

Escritora e Poetisa, nasceu na Freixianda, concelho de Ourém, em 1940.

A autora iniciou a sua atividade literária com a publicação de histórias infantis, ficção teatro e poesia.

Nos anos 90, viu alguns dos seus poemas musicados em registo áudio, sendo um deles dedicado aos 50 anos de carreira artística da Amália.

Participou em diversas coletâneas, ao lado de autores portugueses e brasileiros.

Ao longo da sua vida, tem feito pequenas incursões pelo teatro amador participando em algumas peças. Atualmente, integra o grupo de teatro da UTIB.

 

 

 

 

 

CMB