Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação do livro "Momentos" de Emanuel Góis

cartaz_momentos.jpg

 

 

No próximo dia 16 de abril, pelas 17h00, terá lugar a apresentação do livro “Momentos”, de Emanuel Gois, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.

 

A sessão terá a apresentação de Maria Emília Pacheco. A declamação de poesia será de Rui Félix e o acompanhamento à viola por Francisco Naia.

A entrada é livre.

 

Sinopse:

Depois da publicação de “Algures no tempo”, volta o autor a trazer a lume novo livro, desta vez com o título “Momentos”.

Na obra “Momentos” há uma musicalidade mais acentuada e uma ironia latente, denotando um amadurecimento mais consciente, na relação com a palavra e no desenvolvimento dos temas, como acontece nos poemas “Pego no Carro”, em “Se o Mar Quisesse”, “Sopra a Brisa” e “No estender”.

O sentimento de desilusão sobre um tempo de juventude perdida perpassa no poema “Ontem” e no poema “Ouvi Dizer”.

Emanuel Góis convive com os seus próprios sentimentos, parte de si, do seu mundo, daquele com que se identifica, da união de todos os seus “eu”, e parte à procura do encontro com o outro, que o lê, em conformidade com o pendor para o subjectivismo. Sendo certo que os temas amorosos aparecem transversalmente a todo o livro, o tema principal que percorre a sua obra é a própria pessoa do autor.

É de si, da sua realidade, que fala o autor.

Da leitura dos poemas que o integram, estamos em crer que o leitor poderá identificar alguns deles com diversos temas e acontecimentos sociais, nos quais o autor lhes empresta o cunho próprio da sua sensibilidade poética.

 

O autor

Emanuel Gois é natural do Barreiro, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Foi jornalista durante doze anos, colaborando com os jornais «Record», e os extintos Diário Popular e Século, para além de colaborações na imprensa regional Gazeta da Sertã e Jornal do Barreiro.

Foi dirigente associativo e co-fundador da Associação Cívica do Barreiro e Persona - Associação de Apoio a Doentes Mentais Crónicos.

Exerceu o cargo de vereador da Câmara Municipal do Barreiro entre 1997-2001. 

 

 

 

 CMB