Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação do livro “O Vestido Cor de Cereja e o Árbitro” | 17 de março | 16h00 | auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro

Cartaz Vestido.jpg

 

No dia 17 de março, será apresentado o livro "O Vestido Cor de Cereja e o Árbitro", dos autores barreirenses Paula Fráguas e Romão Antunes, pelas 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.  

O evento, de entrada livre, conta com o apoio do Município do Barreiro, da APEF FozTejo – Associação dos Profissionais de Educação Física dos concelhos de Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, da Cooperativa Cultural Popular Barreirense e do Núcleo de Confraternização dos Árbitros de Futebol do Barreiro.

 

Sinopse

“Quatro mulheres aguardam na sala de espera de um Hospital. Não se conhecem, mas entreolham-se, e, sem se falarem, tecem considerações umas sobre as outras. Marcantes envolvimentos masculinos nas suas vidas ocupam espaço no silêncio.

O treinador foi contratado pelo clube, aproximadamente a meio do campeonato. Lidera uma equipa sobre a qual paira o espectro da descida de divisão. Finalmente chega o dia. Joga-se para tudo ou nada. Em plena partida de Futebol, no calor da refrega, a bancada exulta com emoções de várias tonalidades. 

O Árbitro vai necessitar de todos os sentidos para, perante a imprevisibilidade das acções e acontecimentos, processar em escassos segundos toda a informação recebida e elaborar decisões sucessivas.

O vestido cor de cereja alberga uma sensualidade que pode ser reestruturada, no sentido do erotismo, lealdade e maternidade em convivência”.

 

Maria Paula de Vasconcelos Fráguas

“Nasceu no Barreiro em 1955

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.

Exerceu funções no Hospital Distrital de Santarém como médica interna do Internato Geral.

Exerceu também funções de Medicina Curativa e de Trabalho no Serviço de Saúde Ocupacional da Câmara Municipal do Barreiro, tendo implantado e organizado o referido Serviço.

Durante dez anos prestou Serviço de Urgência no Hospital Distrital do Barreiro.

Médica de Família no Centro de Saúde do Barreiro ao longo de trinta anos.

Possui o grau de Consultor da Carreira Médica de Clínica Geral.

Tem vários contos publicados na colecção O Lado Humano da Medicina”.

 

Romão Gonçalves Antunes

“Nasceu no Barreiro em 1950

Licenciado em Educação Física (EF), pelo Instituto Superior de EF, da Universidade Técnica de Lisboa.

Mestrado em 2005, na Faculdade Motricidade Humana, em Gestão do Desporto, com a tese “A liderança dos treinadores de futebol numa perspectiva organizacional…”

Professor de EF nos Ensinos Básico e Secundário desde 1982.

É formador pelo Conselho Científico-pedagógico de Formação Contínua em Didácticas Específicas (EF).

Foi Presidente da Associação de Profissionais de EF dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete - APEF-Foztejo, entre 1998 e 2014. Fez parte, dos corpos sociais do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de EF (CNAPEF).

Treinou equipas de futebol de vários escalões. Foi responsável pelo Plano de Desenvolvimento de Futebol na CMBarreiro, de 1998 a 2005.

É certificado pelo IPDJ como treinador de desporto (Futebol Grau IV) e pela Federação Portuguesa de Futebol com o diploma UEFA PRO”.

 

A Biblioteca Municipal do Barreiro está situada na Rua da Bandeira, Urbanização do Coimbra, 2830-330 Barreiro, telefone: 21 206 86 56 (receção), e-mail:  biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt .

 

A reprodução textual da informação implica a referência da sua autoria:

CMB

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.