Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação do livro Quanto Vale a Amizade?

51º ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DO BARREIRO

 

FESTA MULTICULTURAL NA BIBLIOTECA

 

livro_quanto%20vale%20a%20amizade_2.jpg

 

A iniciar 2015, assinalado pelo Município do Barreiro como ano da multiculturalidade, foi apresentado, em ambiente de festa, o livro “Quanto vale a Amizade?”, de Maria Lúcia Carvalhas, com ilustração de Raquel Pinheiro, no Auditório da Biblioteca Municipal.

A sessão decorreu no âmbito do 51º aniversário deste equipamento municipal e nela estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto e Carvalho, e os embaixadores da República da Moldávia, Valério Purea, e da Roménia, Vasile Popovich, para além de Rodica Gherasim, presidente da MIORITA (Associação Cultural dos Imigrantes Moldavos) e Maria Iancu presidente da FRATIA (Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos).

 

Crianças e adultos das associações de Imigrantes da República da Moldávia, Roménia, China e representantes da Ucrânia encenaram excertos do livro nas respetivas línguas maternas. De referir que esta é uma edição bilíngue em versões português-mandarim, português-ucraniano, português-romeno e português-crioulo de Cabo Verde.

O livro, produzido pela Editora CERCICA, conta com as traduções para as respetivas línguas por parte das Embaixadas da República Popular da China, da Ucrânia, da República da Moldávia e de Cabo Verde.

 

Na ocasião, os embaixadores agradeceram o convite e elogiaram a forma como o Presidente da CMB recebe os imigrantes no seu Concelho.

Carlos Humberto de Carvalho deu as boas vindas a todos e recordou que o Barreiro “é uma terra que se formou na base da muita migração interna e recebeu pessoas do todo o País para trabalharem nas fábricas”.

 

Neste ano da multiculturalidade, o Presidente anunciou a realização de muitas e variadas ações envolvendo a comunidade educativa do Concelho.

 

No final da sessão as crianças receberam diplomas de participação e um livro traduzido para a sua língua materna.

 

Sinopse:

Na história “Quanto Vale a Amizade?”, o João e Maria convidam-nos a refletir sobre a importância de se valorizar aquilo que se tem e realçam os valores da amizade e da cumplicidade como modo de estar na vida. A narrativa assenta numa estrutura ritmada, convidando à leitura em voz alta. A ilustração capta e expande a ideia patente no texto, criando um universo, no qual o pequeno leitor é chamado a participar.

 

De referir que este livro foi apresentado pela primeira vez no dia 21 de fevereiro de 2014, Dia Internacional da Língua Materna, na EB nº 1 de Mem Martins, pela Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI). 

 

“Histórias Vivas na Biblioteca”

Crianças e adultos assistiram à divertida encenação do livro “Senhor Feliz” de Roger Hargreaves, pela Arteviva - Companhia de Teatro do Barreiro, no sábado, 3 de janeiro, na sala do conto.

 

A iniciativa terá lugar nos primeiros sábados de cada mês, ao longo deste ano, com entrada livre.

 

Programa (próximas iniciativas)

Feira do Livro 

Edições da Câmara Municipal do Barreiro

Até 10 de janeiro

A Câmara Municipal do Barreiro tem vindo, ao longo dos anos, a editar uma série de livros ligados à História Local e às Artes no seu essencial.

Venha descobrir todos os títulos disponíveis para aquisição. Podem ser aquela prenda de Natal que está à procura!

 

Entrega de Diplomas

Entrega de diplomas "Leitores Reconhecidos" nas categorias: Infantil, Juvenil, Adulto e Sénior | Abertura de Bolo de Aniversário

10 de janeiro| 11h00

Público-alvo – Público em geral

 

Exposição

Exposição Ateliê Greencolor - “Barreiro a Preto e Branco” (exposição de pintura sobre o Barreiro)

Até 18 de janeiro | Sala Multiusos

Inauguração |20 de dezembro|16h30

 

Noite na Biblioteca

A iniciativa foi adiada devido ao frio que se faz sentir durante a noite.

Oportunamente, divulgaremos nova data. 

 

CMB