Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação do livro «Tipografia - Narrativas de Uma Arte Universal», na Biblioteca Municipal do Seixal

image001 (2).jpg

«Tipografia – Narrativas de Uma Arte Universal», de Eduardo Palaio, é o próximo livro apresentado no âmbito da iniciativa Conversas com a Escrita e do Maio Património 2024 no dia 12 de maio, às 15.30 horas, na Biblioteca Municipal do Seixal.

«Eduardo Palaio sabe, como ninguém, contar a história da tipografia e dos tipógrafos. Na Tipografia Popular do Seixal, uma extensão museológica do Ecomuseu Municipal, tem contribuído para a preservação e valorização, em contexto oficinal, de um significativo património técnico, material e imaterial, ligado às artes da composição e da impressão tipográfica tradicional», salienta o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.

Esta obra, cuja edição teve o apoio da Câmara Municipal do Seixal, fala sobre a reencarnação de uma personagem, em forma de Homus Tipograficus, durante cinco séculos de arte: um homem de cada tempo vivendo o seu tempo. A iniciativa contará com um momento de conversa entre todos os participantes.

Nascido no Seixal, Eduardo Palaio estreou-se na literatura em 1980. Em 2010 foi premiado com o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca e, em 2011, ganhou o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco da Associação Portuguesa de Escritores. Além de ser escritor, também é muralista, cartoonista e pintor. Em 2012, foi condecorado com a Medalha de Mérito Municipal pela Câmara Municipal do Seixal.

A apresentação da obra está a cargo de Ana Ferreira, professora da Escola Secundária Dr. José Afonso, de Fernando Mão-de-Ferro, editor nas Edições Colibri, e de Jorge Lopes, presidente da APIGRAF – Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel.