Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Apresentação do novo livro de Olinda Beja | 23 maio | 18 horas | Casa das Artes

Apresentação do novo livro de Olinda Beja «À Sombra de Oká»

 

 

 

“À Sombra do Oká” é o novo livro poético da escritora Olinda Beja - já distinguido com o Grande Prémio Literário Francisco José Tenreiro (o maior prémio literário de S. Tomé e Príncipe) - que será apresentado no próximo dia 23 de maio, pelas 18 horas, na Casa das Artes, no Porto, após a realização da 3ª edição das «Conversas Nortear», na qual a escritora vai participar juntamente com Diego Ameixeiras.

 

A apresentação do livro estará a cargo de Conceição Beirão Carvalho - natural de S. Tomé e Príncipe, reside há vários anos em Barcelos, professora e escritora, tem obras publicadas na área do conto juvenil.

 

"À Sombra de Oká" é um livro de poesias e tem uma história que, segundo a autora, levou dez anos para ser concluída e por isso mesmo descreve uma longa jornada de sangue, suor e lágrimas. O título do livro tem como referência a maior e mais mítica árvore das ilhas São Tomé e Príncipe, com os seus duendes, curas, feitiços e magias relacionados a cultura luso-africana.

 

 

SOBRE A AUTORA

 

Olinda Beja nasceu em Guadalupe (São Tomé e Príncipe). Ainda criança deixou as ilhas e passou a viver do outro lado do mar, em terras frias da Beira Alta. Um dia resolveu voltar às suas raízes maternas. Passou a dividir a sua vida entre o mar e a montanha, Europa/África, em palavras poéticas, profundas, sentidas e em páginas de livros.

 

As suas obras são objeto de estudo em várias universidades no Brasil, Inglaterra, Alemanha, França, África do Sul e nas escolas portuguesas da Suíça e de Luxemburgo onde, como leitura integral, foram adotadas as seguintes obras “15 Dias de Regresso”(Romance)  e “Pé de Perfume” (Contos).  O livro de contos “Histórias da Gravana” foi nomeado, entre os finalistas, para o grande Prémio Literário PT 2012.

 

Olinda Beja é presença forte no universo lusófono onde, através de conferências, entrevistas e outras atividades culturais (contadora de histórias) realiza a aproximação dos povos que usufruem de uma riqueza cultural em comum – a Língua Portuguesa.

 

Acompanhada à viola pelo músico santomense Filipe Santo, Olinda Beja tem feito recitais de poesia em vários palcos do mundo – Brasil, França, Austrália, Timor, Espanha, Luxemburgo, Portugal, Suíça, Alemanha, fazendo com que haja um maior conhecimento da poesia e dos poetas de São Tomé e Príncipe.

 

Recentemente foi-lhe atribuído o Grande Prémio Literário Francisco José Tenreiro (o maior prémio literário de S. Tomé e Príncipe) pela sua obra poética À Sombra do Oká.

 

SOBRE O PRÉMIO LITERÁRIO FRANCISCO JOSÉ TENREIRO

 

Instituído em 1993, o prémio literário de Francisco José Tenreiro, tem como objetivo incentivar a produção inteletual portuguesa. Pela primeira vez foi feita a atribuição deste prémio por unanimidade ao livro «À Sombra do Oká» da autora Olinda Beja pelo facto da obra permitir um paralelo com as preocupações e aspirações do geógrafo e poeta Francisco José Tenreiro com a realidade da sua terra, São Tomé e Príncipe e seus aspetos socioculturais.

 

SOBRE AS CONVERSAS NORTEAR

 

Os escritores Olinda Beja e Diego Ameixeiras vão participar, no próximo dia 23 de maio, pelas 17h00, na terceira sessão da iniciativa «Conversas Nortear», a realizar na Casa das Artes, no Porto.

As «Conversas Nortear» são uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Norte e da Junta da Galiza, no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre a Consellería de Cultura, Educación Y Ordenación Universitaria (Espanha), a Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal.
AUTORES CONVIDADOS
Olinda Beja Poetisa, escritora e narradora. Em 2013 venceu o Prémio Literário Francisco José Tenreiro. Em 2015 o seu livro Um Grão de Café entrou para o Plano Nacional de Leitura de Portugal.
Diego Ameixeiras Escritor, periodista e guionista. Com importantes prémios na sua trajetória literária, entre eles, o Premio Xerais de Novela (2006) e o Premio Novela por entregas La Voz de Galicia (2011). 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.