Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ARA MALIKIAN | ROYAL GARAGE WORLD TOUR

Ara-Malikian-TL-640x360.jpg

 

ROYAL GARAGE WORLD TOUR, o mais recente projecto de Ara Malikian, é uma homenagem às bandas de garagem, com as quais muito aprendeu. Aos 10 anos, durante a guerra do Líbano, o pai incentivava-o a explorar a essência dos sons destes lugares, onde a maioria das bandas encontrava palco. Mais tarde, o artista descobriu-lhes um encanto e sons característicos, assumindo-as como “espaços de cultura, partilha musical e lugares de criação artística” tão importantes que as homenageia com a actual digressão, que passa por Portugal em Maio.

 

De origem libanesa e ascendência arménia, Ara Malikian é um dos mais virtuosos violinistas da actualidade. Aos 50 anos de idade já gravou mais de 40 discos, formou uma orquestra e participou na produção de inúmeros espectáculos. Na vida, tal como na sua carreira, rege-se por duas premissas de que não abdica: a música é para todos e todos devem ter-lhe acesso, quer seja clássica, quer seja popular; a música está em constante mutação, devendo absorver sonoridades de diferentes culturas, assimilando-as para a sua própria linguagem e composições. Intérprete mas também compositor, Ara Malikian começou a tocar influenciado pelo seu pai aos três anos de idade. Apesar da infância vivida em plena guerra civil libanesa, o talento de Ara Malikian permitiu-lhe acesso a prestigiadas escolas europeias, tendo tido lições com professores de renome.

 

Ara Malikian já se apresentou por todo o mundo, a solo ou a convite de diferentes artistas, compositores e orquestras. O seu reportório inclui muitas das grandes obras escritas para este instrumento de cordas, tendo lançado ainda peças de compositores contemporâneos como Franco Donatoni, Malcolm Lipkin, Luciano Chailly, Ladislav Kupkovic e Loris Tjeknavorian. Tocou também nos palcos internacionais mais importantes do mundo, de Carnegie Hall a Salle Pleyel, passando pelo Musikverei e o Ford Center.

 

Imagens relativas ao espetáculo: https://we.tl/t-l9THvTC7md 

 

ARA MALAKIAN

Royal Garage World Tour

Salão Preto e Prata Casino Estoril

10 e 11 de Maio | 22h

M/6

 

 

 

 

Produção UAU