Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Arquivo Municipal de Lisboa inaugura amanhã duas novas exposições

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico inaugura duas novas exposições

 

‘TREZENTOS E SESSENTA E SEIS’ de João Mariano e ‘Pela Fresca Sombra das Árvores de Lisboa’ de Luís Pavão, são as duas novas exposições de fotografia que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico apresenta a partir amanhã, 22 de fevereiro, e que vão poder ser visitadas até final de abril.

'TREZENTOS E SESSENTA E SEIS' é o resultado de um longo trabalho de João Mariano que, nas suas palavras, se debruça, essencialmente, sobre "(...) a infinita diferenciação e o desencadear das mutações paisagísticas provocada pelos elementos. (...)", e  “um exercício sobre a irrepetibilidade do acto de fotografar. Sobre a efemeridade. É um trabalho que apela, também ele, à reflexão sobre a passagem do tempo”.

Por outro lado, o trabalho fotográfico de Luís Pavão em ‘Pela Fresca Sombra das Árvores de Lisboa’, resultou do olhar do fotógrafo ao circular pelas ruas de Lisboa. Este projecto teve o seu início há vinte anos, “quando fotografava as ruas de Lisboa a partir de um ponto alto, uma grua da CML que eleva a sua cesta a 27 metros de altura. Vistas de cima, as ruas são tomadas pela floresta, que tudo tapa e absorve. Estamos noutro mundo. Em algumas ruas, Avenida Elias Garcia, Rua Jau, Avenida Conde Valbom o espetáculo era esmagador.”

Patentes ao público até 30 de abril de 2022, estas exposições de entrada livre, poderão ser visitadas de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10h00 e as 18h00, na rua da Palma, 246, junto ao Martim Moniz. 

Estarão também abertas nos sábados 26 de fevereiro, 12, 19 e 26 de março e  9, 23 e 30 de abril, no mesmo horário.

No dia da abertura, prevista para amanhã às 18h00, o Arquivo Fotográfico terá as suas portas abertas num horário alargado até às 21h00.

As exposições têm visitas guiadas pelos autores agendadas para os próximos meses: com o João Mariano nos dias 15 de março e 12 de abril de 2022, pelas 18h00, e com o Luís Pavão para 24 de março às 18h00 e  9 de abril às 15h00. Para participar nestas visitas, que são limitadas ao número de lugares disponíveis, é necessária a marcação prévia através de email do serviço educativo (arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt).