Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Arranca hoje a 5ª edição do projeto VIArtes

Candidaturas abertas até 25 de novembro!

 

ViaCatarina Shopping lança 5ª edição de VIArtes

image008.jpg

 

Arranca hoje a 5ª edição do projeto VIArtes, o concurso do ViaCatarina Shopping que desafia artistas a criarem uma obra de Arte Pública na emblemática fachada do Centro, antigo edifício da sede do jornal O Primeiro de Janeiro, situado na Rua de Santa Catarina, no Porto.

 

A abertura das candidaturas marca o lançamento de mais uma edição em que o ViaCatarina Shopping reforça o seu apoio à criação artística e o seu papel de promotor da arte pública, enquanto veículo de comunicação e envolvimento com a comunidade residente e visitante da cidade do Porto.

 

Para Tomás Furtado, diretor do ViaCatarina Shopping, “Esta 5ª edição do VIArtes pretende, mais uma vez, dar a oportunidade aos artistas de estimularem a sua criação artística através da Arte Pública. A fachada do ViaCatarina Shopping apresenta todas as condições para o desenvolvimento de instalações artísticas, quer pela sua localização, quer pela excelente receção que tem tido pelos transeuntes e visitantes, razão pela qual este Concurso de Arte Pública é um projeto que já chegou à sua 5ª edição.”

 

A proposta vencedora deverá ser concretizada com o valor de 20 mil euros, o que incluí a remuneração do artista e de todos os recursos necessários à conceptualização, produção e implementação da obra, que realce a fachada do ViaCatarina Shopping, conferindo maior valor estético e envolvendo o público em geral.

 

Tomé Capa, autor da Fábrica de Sonhos, projeto vencedor da 4ª edição de VIArtes, diz da experiência: “É muito interessante participar em projetos como o VIArtes que dão a oportunidade a jovens artistas de expor a sua arte num edifício tão emblemático como é o caso do ViaCatarina Shopping. Ao desenvolver a minha proposta, A Fábrica de Sonhos, quis criar algo que destacasse a fachada do Centro e que fizesse as pessoas, parar, admirar e entrar, no fundo, que interagisse com as suas sensações e imaginação."

 

Podem participar no VIArtes 2018 os artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers, Escultores e Arquitetos portugueses e/ou estrangeiros, que entreguem as suas candidaturas até à data limite de participação, dia 25 de novembro de 2018.

 

Sónia da Rocha, Diretora do Programa de Arte Pública da Sonae Sierra, refere que “Apesar de tocar em dois mundos aparentemente distintos, foi possível, perceber ao longo das anteriores quatro edições do VIARTES, que a Arte Pública e os Centros Comerciais se potenciam quando se cruzam, através de um elo de ligação muito forte: a comunidade a quem se dirigem, e que usufrui do resultado final. Basta observar como a maioria das pessoas que circulam na Rua de Santa Catarina se deixam interpelar pelas instalações artísticas que temos implementado para sentir o sucesso da iniciativa.”

 

As informações sobre o júri e o regulamento do Concurso estão disponíveis em www.viacatarina.pt.