Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Arranque das Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Coina assinaladas com várias atividades na escola local | Barreiro

500_anos_Foral_Coina.jpg

 

Arranque das Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Coina assinaladas com várias atividades na escola local

 

O arranque das Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Coina foi assinalado com uma “aula” do Serviço Educativo Municipal (SEM), um Ateliê de Marionetas, ambas conduzidas pelos técnicos da Autarquia do Barreiro Fernando Mota e João Gomes, e uma sessão de Dança Quinhentista, com a participação de alguns elementos da AssociaçãoAlius Vetus, trajados à época, tendo como “palco” a Escola Básica local.

 

Nesta ação simbólica marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Sociocultural, Regina Janeiro, a Presidente da União das Freguesias de Palhais e Coina, Naciolinda Silvestre, o Presidente da Associação de Pais e uma representante do Agrupamento de Escolas.

 

A Presidente da União das Freguesias de Palhais e Coina admitiu estar “feliz por fazer parte das Comemorações”, que se prolongam, disse, até ao próximo ano letivo. “Vai ser um ano muito bonito”, frisou.

 

“Vocês vão fazer a História de Coina dos próximos anos”, disse o Presidente da CMB, perante as dezenas de crianças na sala.

 

Carlos Humberto de Carvalho desafiou as crianças a ensinarem as respetivas famílias e amigos o que aprenderam naquela tarde e apelou a que todas elas colaborem na recolha, junto das famílias, de legados que possam contribuir para a reconstrução do passado.

 

“Breve História de Coina” foi o título da “aula” do SEM, que mostrou aos alunos alguns dos momentos da vida da localidade e a sua importância na História de Portugal. “A História, a partir de agora, são vocês que a fazem”, disse o técnico às crianças que assistiam.

 

No final da sessão foram entregues marcadores de livros que assinalam a data.

 

Hoje, 15 de fevereiro, assinala-se meio milénio do Foral de Coina, atribuído por D. Manuel, em 1516, a este antigo Município, Freguesia, nesta altura, integrante do Município do Barreiro.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.