Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Arte, memória e festa celebram Abril no concelho de Palmela - Programa comemorativo do 25 de abril com alterações

25 de abril.jpg

 

 

Para celebrar os 45 anos do 25 de Abril, o concelho de Palmela apresenta um  vasto programa de comemorações baseado no trabalho de parceria entre o Município, as Juntas de Freguesia e o Movimento Associativo.

 

Cerca de 45 entidades vão promover um total de 123 eventos, que abrangem as áreas desportiva, cultural, recreativa e associativa.

 

A autarquia promove um conjunto de iniciativas que integram um programa central (ver abaixo), com destaque para os espetáculos, que criadores locais - músicos, maestros, bailarinos, artistas plásticos e população em geral – preparam para o efeito.

 

Refira-se que, devido às previsões meteorológicas de chuva, o espetáculo com Vitorino decorrerá nos Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo e o Espetáculo “Dançar Abril” será realizado no dia 30 de abril. Programa  completo em www.cm-palmela.pt.

 

 

Programa central:

 

De 12 de abril a 10 maio |Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela

Exposição “O 25 de abril na imprensa”

Com esta exposição ficamos a conhecer os principais jornais portugueses que mostram o fim de um regime e abriram caminho à instauração da Democracia em Portugal.

Alguns painéis reconstituem os momentos mais decisivos das operações desencadeadas pelo Movimento das Forças Armadas, de forma a facilitar a leitura e interpretação dos acontecimentos.

 

De 23 de abril a 23 de maio | Escola Secundária de Palmela

Exposição ”PIDE em Pinhal Novo. Para que a memória não esmoreça.”

O fundo documental da PIDE, enquanto polícia política e entidade repressora do regime fascista em Portugal, constitui um importante núcleo de estudo e investigação, para divulgação junto das gerações mais jovens que, felizmente, já não viveram sob o medo e o terror do fascismo, mas a quem importa transmitir a história e os testemunhos desse tempo a que Abril pôs fim.

30 abril | 22h00 | Centro Cultural Poceirão

Dançar Abril 2019

Espetáculo onde a dança se assume como a expressão dos valores de Abril, onde o desafio consiste em criar a simbiose entre o movimento e a liberdade. Num espaço (Poceirão), um momento (Abril) em que as sinergias (Comunidade) se (re)encontram e permitem (re)criar um projeto de todos e para todos. No equilíbrio entre o que cada um pode dar e pode fazer nasce um novo momento, um novo movimento, num encontro de partilhas, que irá permitir voltar a DANÇAR ABRIL.

 

26 Abril |21h30|Auditório Municipal Pinhal Novo

27 Abril |22h00| Centro Cultural Poceirão

Cinema “Raiva” de Sérgio Trefaut

Década de 1950. A vida no Alentejo é difícil. Os trabalhadores rurais, sob o domínio dos grandes proprietários, trabalham de sol a sol e o que ganham muitas vezes não é suficiente para alimentar as suas famílias. Uma noite, depois de ser vítima de uma grande injustiça, um homem perde a razão e transforma-se num assassino…

Com realização de Sérgio Trefaut, “Raiva” é um filme a preto e branco que adapta ao grande ecrã a obra “Seara de Vento” (1958), de Manuel da Fonseca, um clássico do neo-realismo português sobre a pobreza, a opressão e as injustiças sociais que se inspirou num evento verídico acontecido em Beja, em 1930.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.