Arte Pública Fundação EDP: 40 localidades. 35 artistas. 79 intervenções. 3 roteiros.
Programa Arte Pública Fundação EDP
40 localidades. Mais de 35 artistas. 79 intervenções. Três Roteiros.
O Arte Pública Fundação EDP é um programa orientado para territórios de baixa densidade populacional e que tem como objetivo envolver a população em novas experiências culturais, estimulando o desenvolvimento e a economia local através da realização de obras de arte pública. Por todo o país, artistas nacionais são convidados a desenvolver um processo de colaboração com as populações locais, motivando-as a participar em assembleias comunitárias para discussão das propostas de intervenção artística a realizar em espaço público (fachadas de edifícios, muros, posto de transformação da EDP Distribuição, etc.).
O programa está já presente em 5 regiões: Algarve (projeto WATT?), Alto Alentejo (projeto Mayor.Art), Ribatejo (projeto UniArt), Médio Tejo (projeto ARTEJO) e Trás-os-Montes (projeto Voltagem). Em cada uma desta regiões, o trabalho dos artistas e comunidades dá forma a um roteiro de arte pública. Os guias produzidos pela Fundação EDP dão a conhecer a viagem por cada um desses roteiros. Estão disponíveis os do Alto Alentejo, Ribatejo e Algarve, estando por ser lançados os de Trás-os-Montes, Médio Tejo e Minho.
Alexandre Farto aka Vhils, Manuel João Vieira, Luís Silveirinha, XANA, Mariana A Miserável e Gonçalo MAR são alguns dos mais de 35 artistas que assinam as 79 intervenções.