ARTISTAS LEMBRAM QUE 2,5 MILHÕES DE PESSOAS NÃO TÊM ACESSO AO WC
EXPOSIÇÃO DE ARTE NO DIA MUNDIAL DA CASA DE BANHO
Amanhã, 19 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Casa de Banho, data que alerta para o facto de 2,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo não terem acesso a uma casa de banho segura e privada. Uma em cada três pessoas não dispõe de um WC com condições de higiene e segurança. Diariamente, 5.000 crianças com menos de 5 anos morrem por falta de saneamento, 60 milhões de crianças nascem em casas sem saneamento e apenas 47% das escolas nos países subdesenvolvidos dispõem de condições sanitárias adequadas.
Para sensibilizar a sociedade para esta problemática de Saúde Pública, a OLI convidou 16 designers a transformarem os autoclismos em obras de arte. A inauguração da exposição acontece, amanhã, às 15h, no LX Factory, em Lisboa, parceiro da iniciativa. Posteriormente, será realizado um leilão das 16 obras e o valor angariado reverterá a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que cuida de pessoas com problemas motores e mentais, cujos cuidados higiénicos são exigentes.
A OLI é uma empresa portuguesa que se tem afirmado à escala internacional por criar soluções sustentáveis e inclusivas para o espaço de banho. Há 22 anos, foi responsável pela massificação da dupla descarga da água do autoclismo, uma inovação hoje presente em todo o mundo e responsável por uma poupança de água de 50%.
Diariamente, uma equipa de 20 colaboradores dedica-se inteiramente à área de Inovação e trabalha em parceria com universidades e centros de investigação. Atualmente, a empresa tem 50 patentes ativas na Europa. Nos últimos 3 anos, surgiu no “top 3” das empresas em Portugal que mais patenteiam na Europa.
Uma casa de banho sem desperdício de água, confortável, autónoma e segura para todos é o lema da marca portuguesa.