As Bifurcações da Ordem por Boaventura de Sousa Santos
A Edições Almedina acaba de lançar “As Bifurcações da Ordem: Revolução, Cidade, Campo e Indignação” de Boaventura de Sousa Santos. Depois de “O Direito dos Oprimidos” (2014) e “A Justiça Popular em Cabo Verde” (2015), este é o terceiro volume de uma coleção de cinco títulos sobre a sociologia crítica do direito.
Acaba de chegar às livrarias portuguesas a terceira obra de uma coleção de cinco títulos sobre a sociologia crítica do direito: “As Bifurcações da Ordem: Revolução, Cidade, Campo e Indignação”, de Boaventura de Sousa Santos. Tal como nas obras publicadas anteriormente - “O Direito dos Oprimidos” (2014) e “A Justiça Popular em Cabo Verde” (2015) - este livro é publicado sem se ter efetuado uma atualização de dados ou de bibliografia, e sem a intervenção nas análises feitas ao tempo em que os textos foram escritos.
Porém, ao contrário das obras anteriores, esta contém textos relativos a um período situado entre 1979 e 2016 e é, por isso, um volume particularmente revelador da trajetória científica do professor Boaventura de Sousa Santos na área da sociologia crítica do direito.
Neste livro, e entre outras coisas, o autor dedica-se a analisar a forma como os diferentes e complexos modos como a ordem jurídica, o direito e os tribunais, refletem os processos de transformação social e, simultaneamente, os influenciam.
“As Bifurcações da Ordem: Revolução, Cidade, Campo e Indignação” encontra-se disponível nas livrarias Almedina, pelo pvp de 23.49€.