Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

As Festas começam sexta feira com múltiplas propostas culturais gratuitas

1283d4b7-31f1-48c3-8174-74508e0d9a4c.jpg

 

É com Marchas Populares que arrancam as Festas de Lisboa. A competição do Concurso das Marchas Populares tem início nos dias 1, 2 e 3, na Altice Arena que ao longo destes três dias vai ser palco das primeiras exibições públicas de 23 Marchas e três extraconcurso: Marcha Infantil A Voz do Operário, Marcha dos Mercados e Marcha Santa Casa.
 
Como já é tradição, acompanhadas pelos seus padrinhos, as Marchas desvendarão este fim de semana os temas, figurinos, músicas e coreografias que irão colorir o desfile na Avenida na noite de Santo António.
 
O concerto de abertura das Festas deste ano acontece sábado, dia 2, a partir das 19h30. A Praça do Comércio será palco para um espetáculo único com as Orquestras Geração e Gulbenkian, num concerto para toda a família para ouvir grandes composições clássicas, desde A Abertura 1912 de Tchaikovsky à Guerra das Estrelas de John Williams.

Ainda antes, no Dia Mundial da Criança – abrimos as portas de um novo teatro na cidade. O LU.CA, o renovado Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, apresentará ao longo de três dias um programa para toda a família com concertos, visitas guiadas, animação de rua, exposições e uma biblioteca.

Por falar em crianças, regressamos à coleção Antiprincesas, sobre a vida de quatro grandes mulheres, sem coroas nem castelos, para apresentar a mais popular escritora brasileira, Clarice Lispector, desta vez através de uma leitura dramatizada ao ar livre que terá lugar de 1 a 6, com sessões para escolas e para as famílias, no Parque José Gomes Ferreira, em Alvalade.

As melhores sardinhas desta edição do Concurso Sardinhas Festas de Lisboa estarão durante todo o mês de junho na Galeria Millennium, este ano com ateliers que, com a ajuda de conhecidos ilustradores nacionais, convidam miúdos e graúdos a desenhar sardinhas.

A partir deste fim de semana, há também arraiais populares e os Tronos de Santo António vão estar espalhados pela cidade, em mais uma exposição de rua, cumprindo assim o ritual desta tradição popular anual.