Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Associação do Município de Torres Vedras ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

descarregar (2).jfif

Foi com um workshop didático intitulado “Os Instrumentos da Rota da Seda”, orientado pelo músico torriense Rúben Monteiro, e realizado no claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, que o Município de Torres Vedras se associou este ano ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril).

Alunos de duas turmas do 9.º ano de escolaridade da Escola EB 2,3 do Maxial e de uma turma dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da Escola Básica da Serra da Vila participaram, em duas sessões distintas, no referido workshop, no qual se efetuou uma abordagem criativa à improvisação e composição por meio da mostra de instrumentos tradicionais originários de várias geografias (que vão desde a Ásia Central à Península Ibérica).

Transmitir conhecimentos e curiosidades sobre diferentes culturas, instrumentos e tradições musicais, aproximando-as à realidade e à música atual, foi o principal objetivo do workshop “Os Instrumentos da Rota da Seda”, uma atividade que foi organizada pelo serviço educativo do Museu Municipal Leonel Trindade, e que contribuiu para o enriquecimento dos participantes do ponto de vista histórico, antropológico e musical.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é uma efeméride que foi criada em 1982 pelo ICOMOS (International Council on Monuments and Sites), a qual se constitui como um momento de celebração da salvaguarda e da valorização da diversidade patrimonial de todo o mundo. “Património e Mudança” foi em 2023 o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.