Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Atividades pedagógicas em torno de exposição de Serralves em Torres Vedras

transferir.jpg

A exposição Um realismo cosmopolita: o grupo KWY na coleção de Serralves está patente na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras até 21 de fevereiro.

Trata-se de uma iniciativa que se integra num programa de exposições e apresentação de obras da coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição, o qual tem o objetivo de tornar o acervo da referida fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. 

Recorde-se que, constituído pelos artistas portugueses Lourdes Castro, René Bertholo, António Costa Pinheiro, João Vieira, José Escada e Gonçalo Duarte, pelo búlgaro Christo e pelo alemão Jan Voss, o grupo KWY congregou-se em Paris em torno da edição da revista homónima, a qual foi publicada entre 1958 e 1964. Este grupo foi responsável pela abertura da arte portuguesa ao contexto internacional, dando impulso a um dos períodos mais estimulantes da cultura europeia no século XX.

No seu conjunto, a referida exposição demonstra “como o interesse, simultaneamente entusiasta e crítico, pelas novas configurações do real, pelos objetos e acontecimentos quotidianos, pela sociedade de consumo e pela omnipresença da imagem no espaço público é um sinal de como a arte se pode colocar no centro dos acontecimentos socioculturais do seu tempo”.

Em torno da exposição Um realismo cosmopolita: o grupo KWY na coleção de Serralves realizar-se-ão um conjunto de atividades de caráter pedagógico, a saber:

Agenda

07 janeiro 2021 | quinta

2021 - Desenhar os dias

Em torno da exposição Um realismo cosmopolita - o grupo KWY na coleção de Serralves e tendo como inspiração o modo de produção artesanal das publicações da revista KWY, a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras propõe a criação de um diário gráfico para o novo ano que agora se (...)

Saber Mais

 

09 janeiro 2021 | sábado

Os segredos das palavras

As palavras são como paisagens: grandes, distantes e cheias de significados. Ao longe são como formas geométricas, com ondulações confusas. Ao perto, dizem-nos segredos ao ouvido. A partir das obras presentes na exposição, vamos procurar palavras e objetos do dia-a-dia, explorar sons e (...)

Saber Mais

 

09 janeiro 2021 | sábado

Visita orientada à exposição "Um realismo cosmopolita - o grupo KWY na coleção de Serralves"

No dia 9 de janeiro, entre as 15h00 e as 16h00, decorrerá uma visita guiada à exposição "Um realismo cosmopolita - o grupo KWY na coleção de Serralves", patente na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras.  Esta exposição parte do espírito cosmopolita e experimental da revista KWY (...)

Saber Mais

 

14 janeiro 2021 | quinta

Ká Wamos Yindo

Dando continuidade ao trabalho em torno da exposição Um realismo cosmopolita - o grupo KWY na coleção de Serralves, patente na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, e tendo como inspiração a revista KWY e as capas criadas pelos seus impulsionadores Lourdes Castro e René Bertholo, a (...)

Saber Mais

 

21 janeiro 2021 | quinta

Positivo | Negativo

José Jorge da Silva Escada, pintor português, homem de sensibilidade singular, teve uma importante participação na vida artística portuguesa fazendo parte do KWY, convivendo com Lourdes Castro, João Vieira, Gonçalo Duarte, René Bertholo. Escada criou uma estética pessoal que caracterizou a (...)

Saber Mais

 

28 janeiro 2021 | quinta

Retratos Imaginários

Nesta atividade irá observar a originalidade plástica e conceptual do processo criativo de Costa Pinheiro. Cofundador da revista KWY, pioneiro discreto de várias tendências da arte contemporânea e um dos mais significativos artistas visuais da segunda metade do século XX em Portugal, (...)

Saber Mais

 

30 janeiro 2021 | sábado

Um realismo cosmopolita: Uma exposição em torno do grupo KWY

Ação de formação

Ação de formação de componente teórica pensada para os agentes de mediação que estarão relacionados com a exposição, incluindo ainda docentes da região e agentes culturais locais ou outros interessados. Esta ação pretende-se dinâmica, direcionada aos conteúdos da exposição, e (...)

Saber Mais