Atribuição da tília de homenagem a Manuel António Pina na Feira do Livro do Porto | Sábado, 26 de agosto, às 15 horas | Avenida das Tílias, Jardins do Palácio de Cristal
De 25 de agosto a 10 de setembro, a cidade do Porto dedica a Manuel António Pina a 10.ª edição da Feira do Livro do Porto, que tem como mote o título do seu primeiro livro de poemas: “Ainda não é o fim nem o princípio do mundo calma é apenas um pouco tarde.” A cerimónia de atribuição da tília de homenagem realiza-se este sábado, dia 26 de agosto, às 15 horas, e será conduzida pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
A Feira do Livro do Porto, ao celebrar o autor e jornalista como figura de homenagem, pretende recordar o autor na cidade onde viveu e, também, promover o seu legado junto de novos públicos e garantir que a obra de Pina continua a ser admirada. O nome de Manuel António Pina ficará, assim, eternizado na Avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal, juntando-se ao leque de autores que, desde 2014, foram homenageados no evento, como Ana Luísa Amaral, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Mário Cláudio, Sophia de Mello Breyner Andersen, José Mário Branco, Eduardo Lourenço, Leonor de Almeida e Júlio Dinis.
Rui Moreira refere que Pina é “um dos maiores escritores portugueses da sua geração e que sempre dignificou a cidade do Porto. A sua obra representa um legado inestimável para a cultura portuguesa”, acrescentando que “é com grande alegria que a Câmara Municipal do Porto homenageia Manuel António Pina na 10.ª Feira do Livro do Porto”.