Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Auditório Municipal de Gondomar recebe tournée da OPGB

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins entra em tournée com o espetáculo “Ibéria - do Tejo aos sons de Espanha”

 

 

O Município de Gondomar recebe no Auditório Municipal a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) para a apresentação de “Ibéria - do Tejo aos sons de Espanha”, uma tournée de três concertos com inspiração nas raízes musicais portuguesas e espanholas. O concerto acontece no próximo dia 6 de junho, pelas 16 horas, e terá como convidados Eudoro Grande à guitarra e Pedro Pinto à guitarra Portuguesa.

 

A Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins está de regresso aos palcos com o projeto “Ibéria”, um ciclo de três concertos em junho, inteiramente preenchidos com obras de compositores portugueses e espanhóis.

 

As músicas de Isaac Albéniz e de Carlos Paredes abrem e encerram as portas desta viagem pela Península Ibérica, em que as guitarras portuguesa e espanhola são as verdadeiras protagonistas.

 

Além do Concierto de Aranjuez e de outras obras famosas, oriundas da zarzuela e do flamenco, haverá espaço para a música portuguesa de Fernando C. Lapa, com as Canções do outro lado da rua, saídas do imaginário do compositor transmontano, ou do portuense Luís Pato.

 

Um programa tão rico quanto diverso, de música com raízes nos quatro cantos da península, e que conta com grandes solistas nacionais e internacionais, tais como Pedro Pinto, Dejan Ivanovic ou Eudoro Grade.

 

A OPGB, que conta com mais de uma centena de concertos em Portugal e em vários países da Europa, tem nos últimos anos produzido espetáculos com vários artistas do panorama nacional, tais como a Sofia EscobarVozes da Rádio ou a fadista Lina, recentemente galardoada com o prémio Carlos do Carmo.

 

"Ibéria", um projeto organizado pela Associação Cultural de Pletro, conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, da Antena 2 e da Câmara Municipal de Gondomar - município que acolhe a residência da OPGB.