Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Aurea e fogo de artifício vão brilhar em Quarteira na noite de Reveillon

AUREA.JPG

 

Quarteira volta a ser o palco principal das celebrações do Ano Novo no concelho de Loulé e um dos destinos preferidos de muitos turistas para a última escapadela do ano. Ciente desta situação, a Câmara Municipal de Loulé irá promover, uma vez mais, um programa de animação para esta noite que terá no concerto de Aurea e no espetáculo piromusical os pontos altos dos festejos.

A partir das 21h30, o Deejay Rodriguez irá aquecer o público com as suas sonoridades. O DJ algarvio, que tem participado em diversos eventos realizados no concelho de Loulé, como é o caso da Noite Branca, fará o warm-up para uma noite de muita animação em Quarteira.

Outro nome nascido na região irá pisar o palco da Praça do Mar a partir das 22h30: Aurea, uma das artistas mais bem-sucedidas de uma nova geração de talentos no panorama musical português. A voz portentosa da cantora que começou a carreira em 2010, com o incontornável single “Busy for Me” a levá-la à ribalta, tem na música pop e soul o seu terreno privilegiado. Ao longo da sua carreira já recebeu dois prémios de ouro, um de platina, um de dupla platina e um globo de ouro como melhor intérprete individual, tendo atuado em diversos pontos do Planeta, como no Rock in Rio 2012 (Brasil), Hennessy Artistry Tour na China e no Sudeste Asiático.

O primeiro álbum “Aurea” foi lançado em Espanha, Polônia, Itália, Hong Kong e Taiwan, apresentando um bom desempenho em todos esses territórios.

Em Quarteira, para além dos sucessos da carreira, a cantora, intérprete e compositora natural de Silves trará músicas do seu último trabalho - “Confessions”-, o quarto registo de originais de Aurea. Estas ‘confissões’, materializadas agora em letras e em música, umas de forma literal, outras mais metafóricas, serviram de inspiração e foram o ponto de partida para a criação deste álbum. Neste novo trabalho, Aurea assume uma mudança de estética sonora relativamente aos trabalhos anteriores, visível desde o primeiro tema que abre o álbum. “Done With You” foi o single de apresentação do novo álbum ao público.

Na Passagem de Ano 2017/18, Aurea cantou na mítica Avenida dos Aliados, no Porto, e foram cerca de 200.000 pessoas a assistir. Portugal nunca tinha presenciado uma passagem de ano com tanta gente. A presença enérgica em palco e a voz marcante são, pois, razões mais do que suficientes para que esta noite em Quarteira seja também de casa cheia.

Quando derem as 12 badaladas a anunciar a entrada no Ano de 2020, um espetáculo piromusical irá brilhar nos céus de Quarteira. Depois, pelas 00h15, é a vez do músico, DJ e produtor RIOT associar-se à festa. Após uma passagem pelo Festival MED no passado mês de junho, um dos membros fundadores dos Buraka Som Sistema regressa ao concelho de Loulé para “uma viagem sem limites, pensada para um vasto público com diferentes gostos musicais”.

Um DJ set de RIOT é sempre uma viagem exploratória pelas sonoridades urbanas mais recentes, mas sempre com uma fundação muito forte baseada naquilo que juntamente com Branko, Kalaf, Conductor e Blaya, criou o Som de Lisboa com influências claras na diáspora portuguesa de onde surgiu Buraka Som Sistema.

Do Afro-House ao Hip-Hop, do Kuduro ao Drum’n’Bass, desde que faça sentido, é certo que estará num set de RIOT. Com uma clara preocupação em espalhar aquilo que de melhor se faz na música em Portugal, o set contém muitas remisturas, bootlegs exclusivos feitos pelo próprio e até alguns originais que vão desde versões de Buraka, de Carlão, Slow J, MGDRV, entre outros.

Em suma, são muitas as razões para que os turistas que se deslocam ao Sul para umas miniférias nestes dias possam assistir a uma noite plena de boa música e muita animação na cidade de Quarteira.

A entrada nos espetáculos é livre.

Refira-se que a noite de Passagem de Ano faz parte do Programa de Animação de Natal 2019 no concelho de Loulé que se estende até ao dia 6 de janeiro.

 

CML/GAP /RP